quinta-feira, outubro 30, 2003

QUE SAUDADES DO "AGENTE AMERICANO"!

Noticia-se hoje que «Portugal perdeu seis lugares, desde há um ano apenas, na classificação dos países europeus no que ao potencial de crescimento diz respeito». Isto é gravíssimo pois Portugal é o segundo país, senão o primeiro, menos desenvolvido da União Europeia.

Virão certamente os "anestesistas" do Governo e seus apoiantes desvalorizar esta notícia dizendo que «isso não é grave» pois Portugal encontra-se, mesmo assim, à frente da França e da Itália nessa mesma classificação.

É uma treta este tipo de defesa. Porque a França e a Itália já são suficientemente adultas e desenvolvidas para não terem grande potencial de desenvolvimento.

Isto é como em biologia: é grave sabermos, por exemplo, que uma criança de quatro anos não está a crescer; e não há gravidade nenhuma, sendo mesmo natural e esperado, que um adulto de cinquenta anos não cresça.

Portugal é a criança cujo potencial de crescimento diminuiu; a França é o adulto que já está crescido e que por isso não tem grande potencial de crescimento.

A verdade é que o país patina e a economia definha enquanto o Governo vai fazendo truques de ilusionismo com o Orçamento. Tudo porque o maior partido da oposição deixou de fazer política e entregou-se de alma e coração à defesa de Paulo Pedroso.

Que saudades de Mário Soares, que considerávamos "o agente americano" nos tempos do PREC, homem que ensinou a todos como se deve fazer oposição.