UM E-MAIL SOBRE MATEMÁTICA
Na sequência de uma posta, aqui mais abaixo, em que digo que gostaria de ter a notícia da existência de um blogue sobre matemática, recebi um e-mail de Pedro J Freitas, Professor Auxiliar do Departamento de Matemáticas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em que ele me diz: «Eu faria de bom grado um blogue sobre matemática. Mas com quê? E quem o leria?».
Atrevido, respondi-lhe que penso que desde que nos traga a Matemática ligada ao quotidiano e conte histórias para exemplificação do que vai transmitir, terá, de certeza, leitores interessados. Atabalhoadamente (ignorantemente misturando Física com Matemática) falei-lhe na teoria dos números, na teoria dos conjuntos, na noção de dimensão em matemática, etc.
Sua contra-resposta deixou-me satisfeito: vai pensar no assunto.
E desde logo deu um primeiro contributo para quem queira desbravar caminho indicando os seguintes nomes de autores com livros de divulgação publicados sobre o assunto:
Michael Guillen nos Estados Unidos, Miguel de Guzmán em Espanha, ou cá em Portugal o Jorge Buescu (com bons livros publicados na Gradiva).
Vamos ler esses livros pensando no letreiro que o matemático americano Ronald Graham tinha pendurado na parede do seu gabinete dizendo o seguinte:
«Quem não for capaz de lidar com a Matemática não é totalmente humano. Na melhor das hipóteses, é um sub-humano tolerável que aprendeu a usar sapatos, a tomar banho e a não fazer porcarias em casa.»