terça-feira, outubro 21, 2003

A MAIOR CRISE DO REGIME?

Qualquer cidadão responsável que tenha seguido com atenção as declarações que o senhor bastonário da Ordem dos Advogados acabou de fazer há pouco no Jornal 2 da RTP tem razões de sobra para ficar profundamente preocupado com o estado a que chegou o Regime Democrático em Portugal.

O senhor bastonário foi claríssimo quando declarou que há instituições respeitadas que deveriam ser respeitáveis e que andam a praticar «autênticas garotices» no que ao seu funcionamento e ao funcionamento do Estado de Direito diz respeito. E ele só não foi mais claro porque não o podia ser: subentendia-se que estava a falar da investigação policial, do Ministério Público e da Procuradoria Geral da República.

Isto são declarações de uma gravidade extrema que não podem deixar de preocupar o mais simples dos cidadãos.

Na linha do meu (mau) estilo eu já ia trazer à colação o que se tem passado na Guiné-Bissau. Mas calo-me e não caio na tentação de o fazer porque acho que tenho o dever de pensar preocupadamente sobre de que forma é que eu, cidadão que me considero responsável, devo agir no sentido de contribuir para que haja uma solução para tudo isto e não se continue a seguir o caminho de degradação das instituições como ora se verifica.

Penso que terá de haver ao menos formas de intervenção cívica que podemos ter para dar o nosso contributo para a solução dos problemas focados. Porque, a não serem resolvidos a tempo, temos todas as razões para temermos pelo futuro dos nossos filhos.