terça-feira, novembro 18, 2003

SUPREMA HONRA

Ao estudar o pequeno universo dos seus leitores Salmoura descobriu que é lido a partir de um computador registado no domínio do Ministério da Saúde. É uma grande honra. E é óptimo que as opiniões e preocupações aqui expressas sobre a problemática da Saúde sejam lidas lá onde os planos sobre a Saúde devem ser traçados e as decisões precedentes aos mesmos devem ser tomadas.

Salmoura espera, até, que seja o ministro, ele próprio, a ler o que aqui se posta sobre a Saúde.

Se for esse o caso,

oh senhor ministro, não se faça rogado nem se acanhe; convide Salmoura para um almoço em que possamos fazer uma troca de opiniões. Olhe que lhe ficaria muito mais barato do que vários dos estudos dos seus assessores e respectivos gabinetes de apoio.

Para além de barato Salmoura garante-lhe que ficaria a ter muita informação interessante, em primeiríssima mão, sem as distorções que os dados sempre sofrem obrigatoriamente quando transitam pela cadeia hierárquica, pois que, por esse caminho a pílula deve sempre ser dourada, não é? e por vezes há interesses ocultos que determinam entorses discretas mas suficientemente perturbadoras para alterarem significativamente os dados condicionando perversamente a interpretação da realidade que pretendem reflectir.

E pode crer o senhor ministro que Salmoura, que se considera informado (mas também destemido), há-de lhe dar algumas sugestões bem úteis para o aumento da produtividade (é uma obsessão do Governo a que Salmoura promete não fugir); para a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde; e algumas indicações preciosas sobre onde deve cortar nas despesas e onde deve investir, nos hospitais, para que a maioria dos portugueses seja beneficiada.

Atenciosamente Salmoura aguarda o contacto.