sexta-feira, novembro 14, 2003

BRINQUEM COM O FOGO!...

Chega a ser incompreensível que, no ponto tão claramente complicado - quão incompreensível e imprevisível, inclusive pelos invasores - a que chegaram as coisas no Iraque, ainda haja quem defenda o atafulhamento daquele país com tropas multinacionais tendo em vista fazer a paz.

Os que achavam e acham que é com super-terrorismo ("choque e pavor" e outras acções semelhantes) que se consegue combater o terrorismo, mostram hoje, cristalinamente, que nada aprenderam com os conflitos do Vietnam, do Afeganistão (de ontem e de hoje), do Médio Oriente e do sub continente indiano.

É claro que eu não sei qual a melhor forma de combater o terrorismo. Mas ao que parece também ainda não apareceu quem saiba como combatê-lo.

A melhor forma de incentivar e fazer crescer o terrorismo - essa temos visto e sabemos qual é - é pôr o Estado a praticá-lo e tudo fazer para o praticar à escala global.

E no dia em que importarmos o terrorismo para Portugal eu quero ver esses fanfarrões a fazerem os discursos belicistas que lhes ouvimos hoje que o fenómeno ainda é distante.