segunda-feira, abril 19, 2004

TUDO DO AVESSO

Li há dias que o Governo pretende passar a conceder bolsas a investigadores que tenham mais de 100 artigos publicados.

É minha opinião que um investigador com mais de 100 artigos publicados é alguém tão alguém na sua profissão que não necessita de bolsa coisa nenhuma. Quem precisa de bolsa são os investigadores que estão no começo, que não têm, por isso e porque os jovens não são apoiados, "pilim" suficiente sequer para uma bucha diária e se vêm em tremendíssimas dificuldades para conciliar a investigação e a publicação de artigos com os “biscates” que têm que andar a fazer aqui e ali, a toda a hora, para ganharem o sustento que lhes permita estar vivos.

Lembro-me de sempre me ter insurgido contra as prendas que os laboratórios são pródigos em dar à classe médica, pois, presenteiam quem já não precisa de prenda coisa nenhuma. Bom seria, era que os laboratórios dessem prendas aos estudantes de Medicina que, estes sim, precisam sempre de comprar um tratado, um atlas, um estetoscópio e variado outro material para o qual muitos deles não têm literalmente posses para adquirir sem um oneroso endividamento das suas famílias.

Mas em Portugal é assim: tudo do avesso!

Uma vez certo aluno do 4º ano de Medicina, sofrendo de uma amigdalite pultácea, das que quase fecham a garganta ao doente, em dificuldades financeiras para adquirir um antibiótico que lhe fora prescrito, deslocou-se pessoalmente, com a receita na mão, ao laboratório que fabricava o medicamento, pedindo que lhe dessem uma amostra do mesmo.

«Só damos amostras aos alunos do 6º ano e aos médicos», foi o que ouviu. E saiu de mãos a abanar.

Depois de se ser médico; à medida que se vai envelhecendo e obtendo um lugar ao sol no universo profissional – sabemos todos como alguns laboratórios tentam "ressarcir" os ex-estudantes dos “maus tratos” do passado. Mas felizmente em muitos encontram sempre a resposta adequada: não, muito obrigado.