terça-feira, abril 20, 2004

JOGADA DE ANTECIPAÇÃO

Numa jogada de alto risco Salmoura antecipa aqui o essencial das declarações que Gilberto Madaíl fará logo à noite, por volta das vinte horas, em conferência de imprensa a ser transmitida em directo para todo o planeta.

1 - Primeiro vai culpar “aqueles que todos os domingos vêm falar mal das arbitragens” de serem eles os causadores da acção da Polícia Judiciária contra os suspeitos de vários crimes no âmbito do dirigismo desportivo e autárquico, que ora estão detidos para averiguações, nos calabouços da PJ do Porto. Para Madaíl, os culpados de tudo serão os que falam mal das arbitragens; não é quem alegadamente comete crimes, nem são os crimes só por si, mesmo sem se saber quem os pratica, os “culpados” da acção policial.

2 – Depois, tentando manipular a opinião pública e a opinião publicada paga pelo “sistema”, vai chamar a atenção de todos para o facto de esta acção policial acontecer perto do “Euro 2004” e isto ser desprestigiante para Portugal – como se um acontecimento desportivo mediático, qualquer que ele seja, tivesse que merecer, por parte da Justiça, todas as cautelas para não o estragar, deixando campiar o “sistema” a seu bel-prazer, fabricando resultados e enriquecendo ilegitimamente os seus serventuários.

3 – Madaíl terminará finalmente (passe o pleonasmo) a sua conferência “desejando” que tudo se esclareça “o mais rapidamente possível”, numa tentativa clara mas vã de pressionar a investigação policial para que o caso se encerre antes mesmo de começar e tudo volte à cepa torta de onde partiu.

Ou muito nos enganamos, ou será isto mesmo que Madaíl dirá.