domingo, abril 04, 2004

O REI VAI NU… E MENTE E GOZA CONNOSCO

Para quem tem conhecimento de como as coisas se estão a processar nos hospitais SA, o canto de "vitória" do Ministro da Saúde, no que à gestão desses hospitais diz respeito, é motivo para uma grande gargalhada.

Assim como quando há eleições e os partidos todos aparecem a cantar vitória (não aparecendo nunca um só dentre eles que assuma a derrota eleitoral) assim também o governo canta "vitória" na gestão dos hospitais SA.

Seria preciso conhecer todos os malabarismos estatísticos que estão na base desta "vitória" do Governo para se concluir, como aqui se tem dito já, que o rei vai nu. E que mente.

Apenas um exemplo comezinho mas esclarecedor:

Quando um doente que foi operado tem alta, e vai para casa, tendo ainda alguns pontos que vão ter que ser tirados dois ou três dias depois – ao regressar ao hospital, apenas para que alguém (enfermeiro, aluno, médico estagiário ou outro) lhe tire os restantes pontos, sabem o que acontece?

Esse acto é tratado estatística e contabilisticamente como UMA CONSULTA MÉDICA.

Antigamente o doente ia ao Centro de Saúde tirar pontos (o que era feito por um enfermeiro) e voltava para casa sem que o acto de tirar os pontos tivesse quaisquer consequências na estatística das consultas e nas receitas da unidade de saúde.

Acreditem: estão mas é a gozar connosco.

Nota:
1) Salmoura lembrou-se de escrever sobre isto depois de ter lido há pouco este artigo de António Barreto.
2) Felizmente que actualmente o tema "Saúde" é já quase dominante nos média portugueses: só o "Expresso" de ontem traz quase meio caderno sobre este assunto. Salmoura congratula-se com a desinibição dos jornalistas na abordagem do tema. Ou será que foi a realidade que os obrigou a pegarem nele, tão forte se tornou e tão prementemente se impôs!?
3) Entretanto, apesar das "vitórias", o Senhor Presidente da República manifestou mais uma vez, ontem no Minho, preocupações relativamente à Saude em Portugal.