quinta-feira, abril 22, 2004

ESTÁ PARA BREVE: UM MODEM NO ESPAÇO

Tenho, há já uns anitos valentes, uma ligação à Internet via Netcabo. No outro dia uma menina de voz delicodoce telefonou para minha casa e perguntou-me se eu queria experimentar, gratuitamente, durante não sei quantos dias, uma ligação ADSL do Sapo (empresa que pertence, tanto quanto sei, ao mesmo universo da Netcabo). Expliquei à menina que o cabo faculta uma banda mais larga para comunicação e por isso tem mais vantagens que os fios telefónicos, pelo que declinava o convite pois me considerava bem servido pela Netcabo. Seguiu-se então este diálogo:

Ela – Mas não tem dificuldades no acesso à Internet?
Eu – Não, não tenho quaisquer dificuldades.
Ela – Mas olhe que as pessoas se queixam muito porque pela Netcabo são muitos clientes a aceder através de um mesmo IP, enquanto que pela ADSL cada cliente tem o seu IP próprio o que é mais rápido.
Eu – Tá bem, acredito em si (não acredito mas disse-o para a despachar) mas não pretendo mudar. Obrigado.
Ela – Obrigada nós e desculpe tê-lo incomodado.

Coincidência ou não, passados dois dias sobre esse telefonema, agora tenho uma ligação miserável à Internet via Netcabo.

Quero crer que é só coincidência, mas já estou a ficar furioso.

O que me acalma um pouco é pensar que dentro de pouco tempo teremos o acesso à Internet via rede eléctrica com uma largura de banda e uma velocidade muitíssimo superiores às ligações actuais.

Ouviram, oh senhores da Netcabo? Quando isso acontecer vão receber o meu telefonema para que venham recolher os cacos do vosso modem que lançarei à rua desde a janela do meu 13º andar.