sábado, abril 24, 2004

HAJA ARQUITECTURA


Oscar Niemeyer. Genial e comunista.


Hoje deu-me para isto. De vez em quando sinto-me atraído e seduzido pela arquitectura. Isto acontece sobretudo quando o panorama social do país cai para níveis perto de cão. Como agora em que até parece que a seriedade se tornou algo fóssil que teremos que procurar em expedição paleontológica árdua e pouco promissora.

Haja Deus que nos console. Ou deuses que o façam por Ele.

Visitei hoje o acervo, disponibilizado na Internet, de Oscar Niemeyer, arquitecto brasileiro, quase centenário (fará 100 anos em 2007), criador da cidade de Brasília e de muitíssimas obras de uma beleza incomparável espalhadas por todo o mundo.

E não resisto a trazer aqui esta “declaração” picassiana de Niemeyer

Não é o ângulo recto que me atrai.
Nem a linha recta, dura, inflexível,
criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas ondas do mar
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o Universo.
O Universo curvo de Einstein.


E ainda mais esta declaração que espelha bem a natureza espiritual e filosófica de um homem excepcional.

"Não queria, como a maioria dos meus colegas, me adaptar a essa arquitetura comercial que vemos aí. E apesar das minhas dificuldades financeiras, preferi trabalhar, gratuitamente, no escritório do Lúcio Costa e Carlos Leão, onde esperava encontrar as respostas para minhas dúvidas de estudante de arquitectura. Era um favor que eles me faziam."