domingo, julho 20, 2003

"TEXTOS PRÉ-BLOGUE"

Esta manhã JPP refere no Abrupto que andou pelos diários de Tolstoy e pelo de Kafka à procura de textos pré-blogue. Dá exemplos e conclui que «O carácter fragmentário da escrita “cabe” na página e favorece a citação.»

Na sequência dessa observação de JPP, tenho para mim que qualquer bom leitor de Português, volta não-volta, coloca à cabeceira (como fez há dias o Bicho Escala Estantes ) o “Livro do desassossego" de Fernando Pessoa, digo, de Bernardo Soares, exemplo acabado de texto pré-blogue.

Para avivar a memória dos seus apreciadores aqui fica uma citação do mesmo:

«Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie – nem sequer mental ou de sonho –, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros.»

Terá isto a ver, alguma coisa, com o prazer de blogar?