quarta-feira, julho 16, 2003

GESTÃO EMPRESARIALIZADA DOS HOSPITAIS (I)

Um utente foi a um hospital onde foi observado, analisado e tratado.
Na sequência de uma análise laboratorial a que foi submetido originou-se uma factura emitida por um computador. Na sequência deste facto:

a) Um funcionário do hospital imprimiu uma carta-modelo, que fez acompanhar da referida factura, destinada ao utente em causa, a qual fechou e mandou para o serviço de expediente externo;

b) A carta foi expedida e chegou ao utente rezando mais ou menos isto: anexamos uma factura no valor de 0,68 € (sessenta e oito cêntimos de euro) correspondente a uma análise laboratorial efectuada no dia tantos de tal cuja liquidação agradecemos seja efectuada no prazo de “x” dias a contar da data desta carta, sujeitando-se aos procedimentos legais previstos em caso de incumprimento;

c) O utente rapou de uma caneta e dirigiu uma carta ao conselho de administração do referido hospital reclamando receber primeiro o resultado da análise a que foi submetido antes de proceder ao pagamento da mesma;

d) O conselho de administração despachou a carta para a direcção clínica;

e) A direcção clínica despachou a carta para o director do serviço onde a análise tinha sido pedida;

f) A secretária protocolou a carta para o director em causa;

g) Um estafeta encarregou-se da entrega da carta no serviço respectivo;

h) A secretária do director do serviço que requisitou a análise recebeu a carta e assinou o respectivo livro de protocolo;

i) Presente a carta ao director, este mandou que a secretária requisitasse o correspondente processo clínico ao arquivo do hospital;

j) A secretária preencheu uma requisição que protocolou e entregou a uma auxiliar para entregar no arquivo;

k) A secretária do arquivo assinou o livro de protocolo, recebeu a requisição que entregou a um funcionário do arquivo encarregado de ir buscar o processo requisitado;

l) O funcionário em causa deslocou duas ou três prateleiras amovíveis até ter acesso ao processo requisitado;

m) Recebido o processo, a secretária do arquivo protocolou-o e enviou-o ao director requisitante, através de um estafeta;

n) O director recebeu o processo, consultou a folha de registo das análises, apontou o resultado da mesma e pediu à secretária que o enviasse de volta ao arquivo;

o) A secretária protocolou o processo e devolveu-o ao arquivo por uma auxiliar;

p) O director rapou de uma caneta e informou o utente sobre o resultado de dita análise;

q) A secretária dactilografou a informação numa carta, que deu a assinar ao director, enviando-a depois para a direcção clínica;

r) A direcção clínica mandou fazer outra carta dando a informação ao utente;

s) A carta seguiu para o serviço de expediente externo que se encarregou de a enviar pelo correio.

Depois disto tudo espera-se que o utente, uma vez recebida a carta, tenha o bom senso de enviar ao hospital um cheque no valor dos 0,68€ (sessenta e oito cêntimos de euro) devidos; cheque esse que percorrerá, certamente, um longo e labiríntico caminho até que seja descontado à conta do utente e creditado na conta do hospital.