GESTÃO EMPRESARIALIZADA DOS HOSPITAIS (I)
Um utente foi a um hospital onde foi observado, analisado e tratado.
Na sequência de uma análise laboratorial a que foi submetido originou-se uma factura emitida por um computador. Na sequência deste facto:
a) Um funcionário do hospital imprimiu uma carta-modelo, que fez acompanhar da referida factura, destinada ao utente em causa, a qual fechou e mandou para o serviço de expediente externo;
b) A carta foi expedida e chegou ao utente rezando mais ou menos isto: anexamos uma factura no valor de 0,68 € (sessenta e oito cêntimos de euro) correspondente a uma análise laboratorial efectuada no dia tantos de tal cuja liquidação agradecemos seja efectuada no prazo de “x” dias a contar da data desta carta, sujeitando-se aos procedimentos legais previstos em caso de incumprimento;
c) O utente rapou de uma caneta e dirigiu uma carta ao conselho de administração do referido hospital reclamando receber primeiro o resultado da análise a que foi submetido antes de proceder ao pagamento da mesma;
d) O conselho de administração despachou a carta para a direcção clínica;
e) A direcção clínica despachou a carta para o director do serviço onde a análise tinha sido pedida;
f) A secretária protocolou a carta para o director em causa;
g) Um estafeta encarregou-se da entrega da carta no serviço respectivo;
h) A secretária do director do serviço que requisitou a análise recebeu a carta e assinou o respectivo livro de protocolo;
i) Presente a carta ao director, este mandou que a secretária requisitasse o correspondente processo clínico ao arquivo do hospital;
j) A secretária preencheu uma requisição que protocolou e entregou a uma auxiliar para entregar no arquivo;
k) A secretária do arquivo assinou o livro de protocolo, recebeu a requisição que entregou a um funcionário do arquivo encarregado de ir buscar o processo requisitado;
l) O funcionário em causa deslocou duas ou três prateleiras amovíveis até ter acesso ao processo requisitado;
m) Recebido o processo, a secretária do arquivo protocolou-o e enviou-o ao director requisitante, através de um estafeta;
n) O director recebeu o processo, consultou a folha de registo das análises, apontou o resultado da mesma e pediu à secretária que o enviasse de volta ao arquivo;
o) A secretária protocolou o processo e devolveu-o ao arquivo por uma auxiliar;
p) O director rapou de uma caneta e informou o utente sobre o resultado de dita análise;
q) A secretária dactilografou a informação numa carta, que deu a assinar ao director, enviando-a depois para a direcção clínica;
r) A direcção clínica mandou fazer outra carta dando a informação ao utente;
s) A carta seguiu para o serviço de expediente externo que se encarregou de a enviar pelo correio.
Depois disto tudo espera-se que o utente, uma vez recebida a carta, tenha o bom senso de enviar ao hospital um cheque no valor dos 0,68€ (sessenta e oito cêntimos de euro) devidos; cheque esse que percorrerá, certamente, um longo e labiríntico caminho até que seja descontado à conta do utente e creditado na conta do hospital.