domingo, julho 20, 2003

ATENÇÃO, BLOGUEIROS

Com tempo dilatado hoje, andei um pouco mais que habitualmente pela blogosfera a farejar uma variedade grande de blogues sem seguir qualquer critério: abria a lista, apontava ao acaso e lá ia eu… e fiquei no fim da ida com a impressão de que andam no ar ventos fortes tentando limpar o pó sujo que blogueiros menos letrados que os sopradores dos ventos estão a atirar à blogosfera poluindo-a vergonhosamente. PRD já quis legislar sobre a blogosfera por motivos diferentes; agora são outros os candidatos a domadores e seleccionadores. Esta coisa de dar voz a toda a gente – mesmo quando só quem quisermos ler é que lemos – é uma chatice de todo o tamanho para certas elites intelectuais. Que não evitam a contradição evidente que é o facto de que gostariam que todos lêssemos muito para lhes chegarmos aos calcanhares, mas não querem que digamos ou mostremos que lemos porque isso é “tarefa” reservada aos consagrados. Eles quando estão tristes têm todo o direito de o dizerem em trezentas e vinte e quatro palavras redondas, às florzinhas, perfumadas e servidas em bandeja de prata cravejada de rubis; quando nós dizemos apenas “estou triste” porque só sabemos dizê-lo assim, acham que deveríamos mas era estar calados pois não é forma de exprimir sentimentos.
Estou com medo. E só sei dizê-lo assim. Virá alguém buscar-me a casa de madrugada como acontecia noutros tempos?