domingo, julho 06, 2003

COMPLEXIDADES DA MENTE HUMANA

Este é um pequeno episódio que revela bem o quanto de sádico pode existir numa amizade. E conta-se em poucas palavras.
Desde há um mês que tenho em casa minha mãe, de 82 anos, que veio de fora para se submeter a uma intervenção cirúrgica. Tendo eu duas filhas que costumam estudar a horas diferentes uma da outra, como é normalíssimo, e tendo uma delas dispensado o quarto à avó, compramos um desses colchões insufláveis, muito publicitados na TV mas também muito práticos e fáceis de arrumar, que colocamos todas as noites na sala para a soneca da menina.
Um amigo meu de longa data e bastante íntimo deslocou-se uma manhã destas, na minha ausência, para visitar (sem aviso, como aliás se permite a certos amigos) a paciente operada e em convalescença – tudo normal até aqui.
Um ou dias depois estava eu numa esplanada da baixa lisboeta a tomar uma imperial na companhia desse meu amigo e, a páginas tantas, ele “notifica-me” que esteve aqui em casa a visitar a minha mãe (que achara de boa saúde) a qual se tinha levantado havia pouco tempo e mesmo assim tivera a amabilidade de o convidar a entrar na sala onde «até vi o colchão que ainda lá estava».
É fantástico como certos amigos, a quem damos o privilégio de entrarem em nossa casa a qualquer hora, são capazes da maior crueldade para connosco.
Perdoai-lhes Senhor!