terça-feira, setembro 30, 2003

LEVANTA-TE E ANDA!, CHE GUEVARA

Nos anos sessenta a PIDE proibira em Cabo Verde a formação de grupos de mais de duas pessoas em locais públicos (jardins, passeios, etc.).

A PSP "fiscalizava" os cidadãos e sempre que via três ou mais pessoas a conversar aproximava-se delas e dava a ordem «dispersar, dispersar». Se um grupo, mesmo constituído por apenas duas pessoas, estivesse parado a conversar havia outra ordem «toca a andar, toca a andar».

Quem viveu, durante anos a fio, esses tempos de humilhação e conheceu bem na pele o que era a restrição da liberdade do cidadão e as perseguições policiais àqueles que eram considerados "subversivos" apenas porque exprimiam as suas ideias – quem viveu esses tempos –, não pode hesitar um segundo sequer em condenar veementemente o regime cubano de Fidel Castro.

Quando se chega ao cúmulo do absurdo de se exigir aos cidadãos uma licença especial para terem na sua posse e usarem uma simples máquina de escrever, é chegada a altura de haver uma nova "Sierra Maestra"; é chegada a altura de ressuscitar Che Guevara para o guerrilheiro pegar em armas e libertar de novo o povo cubano.

Levanta-te, Che! porque a prisão de Fidel é hoje incomensuravelmente maior que a prisão de Fulgêncio Batista. A prisão hoje é toda a ilha de Cuba.