sábado, setembro 27, 2003

EXPLICAÇÃO PARA ANENCÉFALO PERCEBER

Alguém, confundindo opinião com princípios, achou por aí que na posta aqui em baixo defendo a teoria de que devemos todos usar uma cassete que repetiremos a vida toda não mudando nada na nossa maneira de pensar: nem sequer admitir o progresso da ciência seria permitido. Esta afirmação produzida sobre o que eu disse é que provém certamente de uma cassete que manda o seu executante achar que quando se defendem princípios se está a ser retrógrado, ortodoxo, aplicador de injecções atrás da orelha dos velhos e comedor de criancinhas ao pequeno almoço.

Falei em “matriz definidora do ser”. Vou ser mais comezinho para ver se sou entendido por quem tem neurónios com cutos-circuitos sinápticos e por anencéfalos: falei de princípios e de tudo o que associado a eles forma a identidade do ser. Se alguém acha que isso são apenas ideias que cabem em cassetes e que se podem mudar a cada minuto é lá com ele; se acha que a identidade pode ser mudada como quem muda de camisa (ou que não tem importância sermos amanhã quem não somos hoje) é lá com ele.

Eu já disse aqui mais abaixo quantos neurónios são precisos para fazer funcionar determinadas cabeças. Não vou repetir-me. E com isto dou por encerrado este assunto.