sexta-feira, dezembro 05, 2003

NEM SEQUER UM ossito DERAM AO SABUJO!
(Na Cimeira da Verdade)

Acaba de ser noticiado que numa reunião entre representantes de vários países e a administração provisória do Iraque, «Portugal não foi contemplado com garantias de negócios no Iraque». Entre os países contemplados com essas garantias (a certeza de que o que exportarem para o Iraque lhes será pago) encontram-se os Estados Unidos, o Japão, o Reino Unido e a Alemanha, entre outros.

Isto significa, tão somente o seguinte:

a) que a Alemanha, apesar de se ter oposto à invasão do Iraque, está já sentada à mesa do orçamento da "reconstrução" daquele país;

b) que Portugal, que apoiou caninamente a invasão, e nisso tomou uma posição contrária à da Alemanha e da França, foi, para já, excluído dos negócios relacionados com a "reconstrução" do Iraque.

Ao que parece os "benefícios" que Portugal vai colher de ter apoiado os Estados Unidos, desalinhando assim da posição maioritária dos seus parceiros europeus (Alemanha, França e outros mais), são, entre outros que hão-de vir, o desprezo americano e a indiferença alemã. Falta ainda saber o que a França nos dirá mais tarde quando precisarmos do seu apoio.