sábado, dezembro 06, 2003

MAIS DEPRESSA DO QUE SE PREVIA
(Já não se pode ignorar o caos na Saúde)

A realidade já está a ficar tão preta que começa a ser difícil ignorar por mais tempo o caos que ameaça instalar-se na prestação de cuidados de saúde à população portuguesa.

Aos poucos os média já vão pegando no tema, sobretudo desde há uma semana, pois, os estados maiores das televisões e dos jornais estão a ver que não podem ficar por mais tempo calados dando protecção ao Governo e aos grupos económicos que querem apossar-se dos hospitais e do próprio sistema de cuidados de saúde do país, e por isso já vamos assistindo a quebras da solidariedade absurda que esses meios de comunicação vinham mantendo para com o poder político vigente e o faminto e voraz poder económico instalado.

Assim, têm já aparecido algumas manchetes sobre rupturas em certas urgências hospitalares e o ministro da Saúde já teve necessidade de vir justificar-se perante as câmaras de televisão, com alguma demagogia pois não encontrou razões que defendessem, tanto a ele como a ministros anteriores, da culpa que têm no cartório sucessivos governos dos últimos 15 anos (mas sobretudo este Governo privatizador e desmantelador do Serviço Nacional de Saúde), por esses governos terem passado a encarar os hospitais inseridos no Serviço Nacional de Saúde como se encaram fábricas de salsichas ou de parafusos, isto é, segundo a filosofia do menor gasto com pessoal, com instalações e equipamentos, não importando se as ditas "fábricas" produzem salsichas de plástico ou parafusos de madeira, interessando apenas dizer que produzem o que devem produzir, pondo à frente dessas "fábricas" administradores impreparados para a sua gestão, boys preocupados apenas com estatísticas, números e dividendos (para os seus partidos e para os grupos económicos que os sustentam).

Abalançamo-nos a vaticinar: este Governo vai cair essencialmente por causa da Saúde. Por causa do caos que está a instalar no Serviço Nacional de Saúde.

Porque está à vista de todos que já não tem condições para resolver o problema. Desde logo porque se comprometeu a atingir objectivos impróprios no campo da Saúde, tem a máquina em movimento acelerado e já, mesmo que quisesse, não conseguiria fazê-la parar.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.