sexta-feira, dezembro 05, 2003

IGNORÂNCIA DOLOROSA (A MINHA)

Há alturas em que a minha ignorância de certos conhecimentos me causa um estado doloroso. Acontece agora o caso de, por desconhecer quase em absoluto o que é a arquitectura, não poder, por isso mesmo, explicar a certos senhores que esse cu parece nada ter a ver com as calças da ideologia.

Pergunto-me perplexo e confuso se acaso as tais belíssimas torres que vi e cuja beleza apreciei em Hong Kong representariam algo de comunismo, fascismo, maoísmo, marxismo, budismo, ou outra ideologia qualquer que o meu desconhecimento das coisas me impediu de saber ver que lá estavam nesta ou naquela torre (ou mais naquela que naqueloutra) para as ter podido apreciar com maior profundidade e sageza.

E como não sei qual a resposta, fico à espera que os entendidos me venham explicar como é que posso conseguir ver o comunismo de Siza Vieira nos seus projectos arquitectónicos e nas obras deles saídas.