sexta-feira, agosto 01, 2003

ORGULHO CIGANO

Estava hoje no café a ler o jornal da manhã quando se sentaram quatro ciganos barulhentos a uma mesa contígua à minha. O motivo de tamanho alvoroço vinha no jornal desportivo que um deles lia, com amplos sublinhados vocais, para o resto do grupo. Tratava-se da soberba exibição do futebolista cigano, Ricardo Quaresma, recentemente transferido do Sporting para o Barcelona de Espanha. Segundo o jornal, Quaresma terá feito com que o poderoso campeão europeu, AC Milan, de Itália, se ajoelhasse, literalmente, a seus pés pois marcou um golaço e inundou o estádio de pura magia e criatividade. – «Foi considerado o melhor jogador em campo» – não parava de repetir o cigano leitor.

Esta foi uma das raras vezes que constatei, na prática, a utilidade de um jornal desportivo. Das outras vezes o que tenho constatado é a serventia do mesmo para polémicas estéreis e quadrangulares, de gente quadrada dos mais variados estratos sociais.

Quando me levantei da mesa não resisti a colocar uma mão no ombro do cigano mais velho dizendo-lhe «parabéns, caro amigo».
O homem tinha os olhos brilhantes, e abriu um largo e agradecido sorriso quando viu que eu estava a ser sincero.

Não sei se isso teve algo a ver com a minha aparência de cigano.