domingo, junho 20, 2004

CÍRCULO QUADRADO SEM ESQUERDA

Seguindo este conselho de JPP no Abrupto, Salmoura não perdeu pitada do último programa Quadratura do Círculo do canal televisivo SIC Notícias.

Depois de "espectado" o referido programa, Salmoura endereçou o seguinte e-mail ao coordenador do mesmo, Carlos Andrade:

«Meu caro Dr. Carlos Andrade:

Seguindo o apelo de José Pacheco Pereira no blogue Abrupto, não perdi um único segundo da última edição do programa Quadratura do Círculo.

Nessa emissão ficou claro (há-de concordar) que a Direita coligada (dou-lhe honras de maiúsculas) não se sente confortável na coligação derrotada nas urnas por 66% dos votos contra 33%, e que, por sua vez, o Partido Socialista se sente fortalecido e legitimado para governar Portugal "logo que possível" (e ainda bem).

Mas ficou também claro que no programa Quadratura do Círculo, quer se queira quer não: só estão representados o PSD+CDS e o PS.

Estando, por outro lado, segregado o resto da Esquerda que já não é tão "resto" quanto isso.

É mais que certo, no entender de muitos portugueses com espírito crítico, que há, hoje por hoje, nesse programa, uma segregação inaceitável do Bloco de Esquerda.

Se Quadratura do Círculo quer de facto reflectir, com isenção, a maior parte da realidade política portuguesa, então não há mais lugar a que o Bloco de Esquerda (força política em nítida ascensão eleitoral no país) continue e ser ignorado na sua existência.

Dou de barato que os residentes do programa, Lobo Xavier, Pacheco Pereira e José Magalhães, tenham sido "recrutados" segundo critérios de competência e qualidades intelectuais e políticas e não pela pertença aos partidos que representam.

Mas, hoje por hoje, eles são, como se pôde constatar nesta última emissão da Quadratura do Círculo (e também nas outras), únicos e verdadeiros representantes dos seus partidos, não tendo havido (e não havendo mesmo) hipótese alguma de se ouvir nesse programa a voz do eleitorado português que vota no Bloco de Esquerda.

Desculpe, mas, no meu entender (e por certo no entender de muitos leitores com quem correspondo por e-mail), a Quadratura do Círculo é hoje um programa coxo que só terá a ganhar com a inclusão de um "opinante" próximo das posições do Bloco de Esquerda no seu painel de convidados.

Desculpe qualquer coisinha.»