quinta-feira, maio 13, 2004

DE QUE É FEITA ESSA GENTE?

É uma cena de uma barbaridade extrema. Deu-me a volta ao estômago ver o vídeo; eu que não sou nenhuma criança e já lidei algumas vezes com a morte de pessoas.

Estou a falar da cena de decapitação do civil americano, Nick Berg, no Iraque.

Apesar do tremendo pesadelo que é ver o vídeo, penso que ele deve ser visto por quem o queira fazer. Por uma razão que se me afigura fundamental: sendo uma cena brutal que choca profundamente qualquer um - tenha ele a ideologia que tiver; defenda ele os princípios que defender; seja ele da esquerda ou da direita; seja ele contra ou a favor da invasão do Iraque; esteja ele de que lado estiver no conflito israelo-palestino - esse vídeo tem a faculdade (não sei se esta é uma palavra certa) de nos amansar a todos na nossa fúria guerreira e justiceira convocando-nos, a todos, a um momento de profundo pesar e a uma paragem para repensarmos a vida e o mundo em que vivemos e perguntarmo-nos se alguma coisa (ou mesmo Deus) vale a vida de uma pessoa.

Muitos vomitarão depois de verem a cena.

Pergunto-me o que terão sentido os poderosos deste mundo quando lhes foi dado ver esse acto bárbaro inqualificável. E não especulo com nenhum nome em particular, da América ao Afeganistão, apenas penso neles e pergunto-me: de que é feita essa gente?

Eis o "link" para o vídeo.