domingo, janeiro 11, 2004

SAÚDO O FLASH BACK QUADRANGULAR

O FlashBack voltou hoje ao ao nosso convívio, na SIC Notícias, com o nome de "Quadratura do Círculo". Aguentei até aos 26 minutos do programa e depois afastei-me para alguns afazeres domésticos tendo regressado a tempo de assistir aos últimos seis minutos. Lamentei não ter podido transportar comigo o televisor para outras divisões da casa por onde andei ocupado para seguir o programa na íntegra. A solução seria massacrar a família com o berreiro infernal que teria que vir do televisor caso eu quisesse continuar a ouvi-lo em toda a casa. Este é o problema fundamental que eu tinha previsto quando no dia 28/10/2003 escrevi uma posta em que dizia:

«Não auguro grande audiência televisiva a um programa que vale em mais de 90% por aquilo que nele é dito e não por aquilo que nele pode ser mostrado.

O Flash Back, no seu formato conhecido, é um programa para se ouvir no carro, enquanto se viaja; na cozinha, enquanto se prepara o almoço de domingo; no jardim ou no quintal, enquanto se poda uma roseira ou se faz um churrasco. Nunca refastelado no sofá com os olhos pregados à pantalha onde quatro respeitáveis senhores opinam (sobre coisas interessantes, sem dúvida), analisam, vaticinam, etc.

Ou vencem, na rádio, quem lhes cortou o pio, ou então o que teremos será um espectáculo imageticamente pobre e incapaz de prender, por isso, o telespectador.

Por mim, tenho pena se vier a ser esta a solução».


De facto na "Quadratura do Círculo" não há motivos televisivos suficientes que convidem o telespectador a visualizar o programa; há apenas motivos "teleauditivos". E para estes a rádio é que é o veículo de eleição. Lamento que não tenha havido força e/ou vontade, capacidade e interesse suficientes para vencer os obstáculos propositadamente levantados à existência do programa na TSF e leva-lo para outra estação de rádio.

Ainda é muito cedo para se saber se "Quadratura do Círculo" vai vingar ou não. Mas não auguro grande audiência ao programa no exacto formato em que foi apresentado hoje.