segunda-feira, janeiro 19, 2004

A DISTRAÇÃO DE FRANCISCO

Aviz, terra de onde é originário este senhor, tem um Centro de Saúde, com capacidade para internamento de doentes, que funcionava 24 horas por dia. Quem manda mandou que o referido Centro de Saúde passasse a ficar fechado da meia noite às 8 horas da manhã; depois mandou que passasse a fechar das 22 às 8 horas da manhã; e agora mandou que fechasse das 20 às 8 horas da manhã.

As televisões noticiaram que a descontente população de Aviz ocupou hoje o Centro de Saúde, em protesto contra este encurtar sucessivo do tempo de funcionamento do mesmo, único apoio para os doentes da terra que estão a mais de 40, 60 e 70 quilómetros de distância das mais próximas unidades de assistência médica do distrito.

Entre os populares que protestavam estava alguém que mostrava um cartaz enviado por Salmoura onde se podia ler: «A Saúde é Um Direito. Não é Um Negócio».

Salmoura olhou, olhou, mas não viu o cartaz de Francisco José Viegas. Estaria distraído, ou estará em delírio, antes dos comentários, fazendo jus à máxima inscrita no seu blogue: «Comentários e delírios»?

Tendo Salmoura alguns leitores em Aviz, é natural que tenha sido Salmoura o instigador da manifestação. Mas caso a população tenha saído à rua por iniciativa própria… aí a coisa fia mais fino: quer dizer que esta política de Saúde do Governo, «a favor dos pobres e necessitados», é capaz de não estar a ser bem recebida pelos ingratos cidadãos de Aviz.