segunda-feira, junho 23, 2003

PRD CASSANDRA DA BLOGOSFERA

Eu vejo a posição de Pedro Rolo Duarte expressa no DNa de ontem, contra a como que promiscuidade entre jornalismo e bloguismo, por mais um prisma a somar aos até aqui utilizados por muitos blogueiros de créditos intelectuais firmados na praça mediática portuguesa. Achando que tudo o que já li em vários blogues, rejeitando e ou criticando a posição de PRD, tem fundamento e colhe a minha concordância unanimista (quem seria eu se não tivesse também o meu umbigo bloguista para me distrair e realizar de certa forma como cidadão com opinião publicada), tenho para mim que é muito bem capaz de haver mais uma razão escondida que faz correr Rolo Duarte – revistas como o DNa podem muito bem, no futuro, vir a perder quase todo o interesse dos leitores desde que na blogosfera escrevam jornalistas, opinion makers, críticos, escritores e profissionais dos mais variados ramos e se dê, concomitantemente ou mesmo gradativamente, publicidade à existência dos blogues mais importantes (como aliás está a acontecer a um ritmo quase vertiginoso actualmente) para que os leitores façam as suas escolhas.

A tentativa de Rolo Duarte de promover a separação das águas visa sangrar a blogosfera, anemiá-la e impedir que ela venha a ter um verdadeiro fenómeno de policitémia benigna que lhe garanta uma saúde de ferro – a modos que um Lass Viren nos Jogos Olímpicos de 1972 em Munique e nos de 1976 em Montreal.

Desconfiando que não conseguirá promover a anemia do sistema, Pedro Rolo Duarte já vai desejando, em vaticínios cassândricos, que, a haver policitémia, então que seja policitémia vera: a policitémia vera é uma doença do sangue em que há um incremento brutal de todas as células sanguíneas, especialmente dos glóbulos vermelhos, fazendo com que o sangue se torne mais concentrado e viscoso provocando derrames cerebrais e em vários outros órgãos vitais e tecidos do organismo danificando-os seriamente. Mas que fique sabendo PRD que, diagnosticada a tempo, a policitémia tem tratamento.