terça-feira, junho 10, 2003

A FEIRA DO LIVRO

(De um email enviado a jpp)

Tenho lido as loas que se tecem nos média à Feira do Livro deste ano: “O Fio do Horizonte”, de Eduardo Prado Coelho, no Público de hoje, é disso um exemplo com o mérito de tecer algumas críticas pertinentes, mas que, no meu entender, não vão resolver um problema de fundo que se depreende do relato que aqui deixo da minha experiência de ontem naquela feira.

No alfarrabista, “stand” 85, pergunto se têm “Subsídios para a História de Cabo Verde e Guiné” da autoria de Christiano José de Senna Barcellos e respondem-me enfastiadamente – não, não temos – dando-me a impressão que o melhor que eu tinha a fazer era comprar o que estava à vista ou desandar dali para fora. Não houve a mínima preocupação, o profissionalismo por mim esperado de que quisessem o meu contacto para o dia em que tal obra eventualmente lhes fosse parar à estante. Nada. Desandei.

No “stand” 156, da Quetzal, pedi o conto de Karen Blixen, “Ehrengarda a Ninfa do Lago” (por sinal um conto belíssimo); depois de uma consulta ao computador e aos cadernos foi-me respondido – está esgotado –. Haverá reedição? lá no armazém não haverá um exemplar perdido? ousei perguntar ainda – não sabemos, o que sabemos é que está mesmo esgotado. Aparentemente muito paciente joguei um último lance: e o Pátio Maldito, de Ivo Andric, editado pela Cavalo de Ferro? – não temos disponível, mas pode encontrar no Chiado.

Pergunto: em que é que a Feira do Livro substitui uma visita às livrarias que neste período até também fazem os mesmos descontos? Gasta-se todo aquele dinheiro da autarquia maioritariamente com o objectivo de captar novos leitores que na sua maioria talvez só compram livros nestes dias? Parece que sim. É que não vejo outro objectivo válido conseguível.

Posted by: ASM / 11:09 AM


O DESEJO PELA REALIDADE?

Não resisto a transcrever mais uma (e será a última) de Luis Delgado saído hoje no DIÁRIO DIGITAL:

«E ao deixar morrer o caso em tribunal, testemunhando, Paulo Portas pôs também fim ao julgamento mediático que decorreu durante estes anos todos, e que a partir de agora, mesmo que esporadicamente possa voltar, terá sempre como resposta inquestionável o facto de ter esclarecido no sítio certo tudo o que sabia do assunto. Sem exageros, este terá sido o dia mais feliz do político e ministro Paulo Portas.»

Li isto e fiquei a perguntar-me: trata-se da prosa de um jornalista-homem-da-propaganda enquanto tal, ou será uma manifestação de total desprezo pela inteligência dos leitores?