sábado, janeiro 01, 2005

PROFISSIONALISMO TROPICAL

Há na vida uma forma tropical de se ser profissional. O profissional tropical é aquele que em primeiro lugar coloca sempre o desfrute dos momentos de prazer que pode ter e só em segundo ou terceiro lugar o trabalho que deve fazer.

Em vastas zonas de África e da América Latina abundam esses profissionais tropicais. Em Portugal, com o aquecimento gradual do clima e a ancestral convivência com brasileiros e africanos, o exercício da profissão de há muito que passou a ser encarado dessa forma tropical.

Daí não admirar que o embaixador de Portugal na Tailândia tenha tido o mesmo comportamento que está a ter o jogador Liedson do Sporting: primeiro estão as festas da quadra natalícia, depois vêm as obrigações.

Por sua vez os superiores hierárquicos (no caso do embaixador) e a entidade patronal (no caso do jogador), também eles profissionais tropicais, em vez de darem a cada um desses gozões uma guia de marcha, irão, por certo, "compreender" a situação e deixá-los continuar serenamente nos seus postos depois de se fingirem zangados com eles.