sexta-feira, julho 09, 2004

É OBRA!

Vale muito a pena ler o artigo de Vasco Pulido Valente no DN de hoje. Sabemos bem que de há muito que VPV não gosta de Jorge Sampaio, mas neste artigo aquilo que VPV diz é aquilo que uma boa parte dos portugueses pensa.

De tanto deixar correr o marfim auscultando, a passo de caracol, todos os oráculos da nação, eis que a opinião pública se foi alterando a ponto de se ter chegado ao momento actual em que, responsabilizando embora José Barroso pelo desencadeamento da crise que atravessamos, já não é o fugitivo José Barroso, mas sim o próprio Presidente Jorge Sampaio que é o protagonista mor da crise. Sobretudo da crise que ficar e da crise que se projectar para o futuro.

De tanto "engonhar" com a decisão a tomar, o Presidente da República foi permitindo que o PSD lhe colocasse a criança bem aninhada no colo e fugisse para bem longe.

Agora, qualquer que seja a decisão de Jorge Sampaio, é mais que evidente que quem vai governar Portugal (à esquerda ou à direita) ficará bastante fragilizado pois a saída desta crise deixará sempre larguíssimos argumentos à oposição (qualquer que ela venha a ser) para bater no Governo e para bater bem fortemente no Presidente da República.

Ninguém está hoje a conotar Barroso com a situação em que o País vai ficar depois da fuga.

Todos estamos a perguntar: «o que é que o Presidente Sampaio vai decidir?»

E todos estamos a pensar: «seja o que for que aí vem, a responsabilidade é toda do Senhor Presidente da República.»

É mesmo obra!