quarta-feira, setembro 22, 2004

MAIS RÁPIDO QUE A MÁQUINA

Depois das férias e de mais uns dias (em cura sabática) afastado dos blogues e dos jornais, Salmoura ensaia hoje os primeiros passos de mais uma jornada blogosférica que irá até finais de Novembro próximo.

E retoma a prosa pelo assunto do momento - a colcação de professores - para constatar uma coisa espantosa em que ninguém ainda reparou:

a Ministra da Educação prometeu ontem fazer sair, em 9 dias, nove, a lista de colocação de professores, a qual vai ser elaborada manualmente (à século desanove).

O espanto perante tal facto (a consumar) consiste em constatar que sucessivos Governos anteriores, do PS e do PSD, foram totalmente cegos a esta mais que cristalina realidade que hoje se nos depara:

a elaboração manual das listas é infinitamente mais rápida e infalível do que o mesmo trabalho feito por computador equipado com caríssimo software.

Não se pode concluir senão isso, pois que, lembremo-nos, a colocação de professores, desde o início dos concursos à saída das listas, por norma, sempre levou três a quatro meses para ser executada por computador. Se manualmente só leva nove dias, é razão mais que suficiente para este nosso espanto.

E concluímos ainda que se acaba de arranjar no país um tema quente de discussão à escala planetária:

"serão, afinal, os computadores, tão importantes assim que a humanidade não os possa substituir pelo cálculo de cabeça e pelos dedinhos humanos?"