sexta-feira, fevereiro 06, 2004

A COLUNA VERTEBRAL E AS ADENDAS

Esta é uma máxima que vale para todos: "a verticalidade da coluna vertebral de um homem é inversamente proporcional ao número de adendas que apresenta nos seus relatórios".

Veio-me esta asserção à memória quando li hoje, no jornal desportivo "Record On-line", que o delegado da Liga de Clubes, Sr. Paulino Carvalho, já fez – imagine-se – «uma adenda à adenda» ao relatório do jogo entre o Sporting e o Porto, relatório este onde, ao que se diz, esse delegado terá escrito, a princípio, que vira Mourinho rasgar a camisola de um jogador do Sporting.

Tanto a "adenda" como a "adenda à adenda", ao que consta, terão por função dizer que não viu o que disse ter visto a princípio. Tem por função desmentir-se (a si próprio, passe o pleonasmo).

Isto faz-me lembrar a razão que me levou a abandonar a minha militância no PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) nos idos de 1976: eu apresentara nessa altura um relatório que seria discutido na mais alta instância do Partido em Cabo Verde, a Comissão Nacional de Cabo Verde (altura em que havia outro órgão idêntico na Guiné pois o Partido era único para os dois países), relatório no qual um alto dirigente partidário saía muito maltratado.

Depois de apresentado o relatório fui chamado por outro alto dirigente que me propôs que eu fizesse uma adenda ao relatório apresentado retractando-me do que lá dizia sobre esse dirigente: eu «deveria dizer que errara na apreciação do trabalho político bem como na apreciação do comportamento profissional e social do camarada Fulano de Tal».

Mal acabei de ouvir as últimas palavras desse alto dirigente, levantei-me de onde estava sentado no gabinete dele, anuncie-lhe a minha desvinculação do PAIGC, saí porta fora e fui tratar da minha passagem aérea para Lisboa.

Foi uma das melhores decisões que até hoje tomei na minha vida.

A minha coluna vertebral tem sido radiografada regularmente depois desse episódio e posso garantir que está direita e em perfeitas condições.

Toda esta vergonha das adendas está relatada aqui. Se o Sporting provar que, de facto, Mourinho rasgou a camisola de Rui Jorge, ter-se-á revelado mais um molusco no mundo do futebol.