segunda-feira, maio 30, 2005

FAÇA ESTE TESTE


Vá clicando com o rato sobre os slides e teste os seus conhecimentos sobre o projecto do Tratado Constitucional Europeu ora chumbado pelo NÃO dos franceses e fique com uma ideia de qual será a sua posição quando for a sua vez de votar em referendo sobre essa matéria.

Nota: estes slides foram traduzidos do francês. Originariamente fizeram parte da campanha do NÃO em França.
Desconhece-se o(s) autor(es) dos mesmos.

sábado, maio 28, 2005

A FEIRA DO LIXO DE LISBOA

(à imagem do País de faz-de-conta)

Para quem lê livros todos os dias, uma visita à Feira do Livro de Lisboa é uma experiência profundamente deprimente.

De novidades: só lá encontra lixo.

De "velharias": nos poucos alfarrabistas que lá montam tenda, é capaz de encontrar algumas enciclopédias de pouca valia, livros religiosos e novelas de qualidade duvidosa.

Vá lá que tive a felicidade de ver o Júlio Isidro com um saquito de plástico transparente com quatro ou cinco livros infantis lá dentro. Por momentos apeteceu-me ser avô ou pai serôdio; ao menos teria podido comprar umas historietas para a criançada.

A seguir fui ao parque de estacionamento, no cimo do Parque Eduardo VII, buscar o carro que lá deixara. A máquina de cobrança tinha colado um letreiro com estes dizeres: "Esta máquina não dá recibos".

Pergunto: a empresa que explora o parque de estacionamento entregará ao Fisco o IVA que me cobrou a mim? Duvido que o faça. Porque haveria de o fazer podendo não?

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

Agora que "D. Quixote de la Mancha" está na moda, com duas traduções para o português, vou à Feira do Livro de Lisboa à procura da tradução de Aquilino Ribeiro.

Depois darei notícias do sucesso ou não desta iniciativa.

Confesso que parto desesperançado de conseguir alguma coisa.

EU QUERO SER PECADOR


A partir de agora, em todas as futuras eleições que houver, até que o meu corpo seja cremado, o meu voto será sempre de protesto contra a mentira institucionalizada na política.

Sei que os bons de hoje serão os maus de amanhã.

O que espero é poder ter a inteligência de ler os sinais e prever sempre as mutações, de forma a poder, quando for o caso, mudar o meu voto para mantê-lo como voto de protesto.

Nas próximas autárquicas, para mim, em Lisboa, o meu voto será para José Sá Fernandes e o Bloco de Esquerda.

E espero que muitos dos lisboetas, votantes PS nas legislativas de Fevereiro passado, tenham a percepção da necessidade desta mudança.

Acusem-me de incoerência, traição e o raio que os parta. Mas no País da Mentira Política Permanente, Institucionalizada, todos os pecados devem perdoados.

E mesmo quando o não sejam:

eu quero ser pecador.

terça-feira, maio 24, 2005

SALMOURA MILIONÁRIO


A Sra. Mónica Martinez, em nome de:

MR PEDRO WILLIAMS
DIRECTOR OF FOREIGN OPERATIONS
MEGA TRUST AGENCY MADRID SPAIN
E-Mail: contactmegatrust@netscape.net
TeL:0034-685-401-378
Fax:0034-685-401-378


teve a amabilidade de me comunicar, por email, que aquela Agência jogou, em meu nome (vajam lá que generosidade!?), a lotaria El Gordo, que saiu a 25 de Abril passado, em Espanha, e que após um sorteio na dita agência EU GANHEI, com o meu ticket number 085-12876077-09 with serial number 51390-0 that drew the lucky numbers of 03-05-12-14-28-38, a bonita soma de:

1.600.000.00 Euros

( ONE MILLION SIX HUNDRED THOUSAND EUROS )
in cash credited to file with REF: Nº.EGS/3662367114/13.

Pede-me a Sra. Mónica que eu não divulgue esta notícia até receber o meu dinheiro pois que, de contrário, pode alguém antecipar-me e reclamar o prémio para si.

Informa-me ainda a Sra. Mónica que eu terei que entregar à Agência 10% do meu prémio pois este montante foi estabelecido quando a Agência gastou o seu dinheiro para comprar uma lotaria em meu nome.

Tudo o que eu tenho que fazer para receber o meu prémio é contactar o Sr. Pedro Williams fornecendo-lhe a minha identificação completa mais alguns dados importantes (nome, residência, dados do passaporte e a identificação de uma conta bancária minha para onde o dinheiro será transferido).

Simples, não acham?

Pois bem: segundo rezam as crónicas, quando alguém cai neste conto do vigário podem acontecer-lhe várias coisas desagradáveis: com os seus dados verdadeiros mas fraudulentamente usados podem tentar e conseguir burlar instituições de crédito e empresas de variadas finalidades obtendo empréstimos e fazendo transacções em nome do burlado (no meu nome, por exemplo). Para além disso parece que ainda antes de fazerem a tal transferência que nunca se concretizará costumam pedir ao feliz contemplado com a lotaria uma soma insignificante em dinheiro (mil ou dois mil euros) para pagar as despesas inerentes à transferência da taluda para o seu banco.

Quem é que não paga mil ou dois mil euros para receber um milhão e seiscentos mil euros?

Eu pagaria. Se não tivesse já conhecimento deste esquema de burla e acreditasse ingenuamente que alguém joga por mim, sem eu saber, uma lotaria, e depois ainda tem a honestidade santa de me comunicar que o meu bilhete, por ele comprado, ganhou a taluda, que a taluda é minha, ficando essa pessoa contente em receber apenas 10% do bolo.

A magnanimidade do nosso benfeitor fica mais revelada quando constatamos que ele é capaz de jogar em nosso nome, com o seu dinheiro, e que quando não sai nada no bilhete a pessoa em causa perde alegremente o seu dinheiro sem nos dizer nada.

Belo e harmonioso mundo este, não é?

P.S. O engraçado é que compraram o bilhete em meu nome, mas não sabem o meu nome. Eu sou apenas e só "Salmoura".

segunda-feira, maio 23, 2005

NA SENDA DE CAVACO SILVA

Habituei-me já a viver sem o "Expresso" e sem o "Público": quer em papel, quer on-line. E não creio estar menos informado do que estava antes quando lia esses dois jornais. E o que foi é que fiquei, certamente, com mais tempo livre que espero estar a dedicar a coisas bem mais interessantes e bem mais proveitosas.

E para que o resultado de tudo isto seja harmonioso - positivo até mais não - espero que aqueles dois jornais, com a decisão de deixarem de estar disponíveis on-line, estejam a ganhar muito mais dinheiro do que ganhavam antes disso e continuem assim a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus ex-leitores e dos putativos leitores potenciais.

Bem hajam!

domingo, maio 22, 2005

FESTA DE ANIVERSÁRIO



Salmoura completa hoje dois anos de publicação.


Aos leitores os meus agradecimentos por me aturarem.

Logo à noite haverá uma festa de arromba para comemorar a data; festa à qual não faltará uma sessão de fogo de artifício montado por pirotécnicos portugueses e chineses pagos a peso de ouro. Tudo aqui bem perto do Parque das Nações.

Mas tudo na imaginação louca de Salmoura.

sábado, maio 21, 2005

DEDICATÓRIA

Para
Tecum, com amizade, neste sábado que foi hoje de sol e de temperatura gostosa e sadiamente caribenha.

segunda-feira, maio 16, 2005

PREPAREMO-NOS

Parece que vem aí o "Discurso da Tanga (Parte II)"

Ao que parece o Governo vai declarar que o défice orçamental atinge uns escandalosos 7% do PIB. Uma autêntica tragédia nacional.

A declaração governamental terá consequências negativas, ou nem tanto, dependendo da forma como for feita:

1. Se em ambiente tenso, funerário - será um verdadeiro "Discurso da Tanga (Parte II)" que atirará o país mais para o fundo do poço da confiança;

2. Se de forma grave mas eivada de esperanças na recuperação da economia - é possível que o Zé fique preocupado mas acredite que com o seu esforço as coisas são capazes de melhorar.

domingo, maio 15, 2005

O PIOR INIMIGO POLÍTICO

Quando Paulo Portas, ministro da Defesa, começou a desconsiderar Mário Soares afastando Maria Barroso da presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, eu disse para os meus amigos: Soares é um adversário político duríssimo e muito difícil de derrotar; até hoje foi ele quem derrotou os seus principais opositores: Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes, Cavaco Silva - para só citar os maiorais de fora do PS, pois que no partido há uma lista muito significativa de oponentes mandados borda fora -. Na altura não augurei qualquer sucesso a Paulo Portas na sua "guerra contra a família Soares" (como então se escreveu por aí) e fiquei à espera para ver se o velho Soares teria perdido capacidades deixando-se vencer pela vez primeira.

Qual quê!: as acções dos homens do CDS, no Governo e no partido, foram sendo escrutinadas silenciosamente ao longo deste tempo e eis que, terminada a experiência do poder de Paulo Portas e Companhia, começa agora a ser desenrolado o novelo dos seus "pecados", com as consequências que estão à vista. E, segundo o que se diz, ainda a procissão vai no adro.

Terá Mário Soares alguma coisa a ver com isto tudo?

Nós temos a nossa opinião. E você, o que é que acha?

sábado, maio 14, 2005

JOÃO PAULO II E A I.U.R.D.

Depois de ler
esta notícia que relata a «cura» milagrosa de um doente com tumor cerebral maligno, por parte do agora falecido Papa João Paulo II, quem somos nós para negarmos aos bispos e pastores da I.U.R.D. (Igreja Universal do Reino de Deus) a capacidade - de que aliás se reclamam e fazem exaltado e permanente alarde - de curar a chusma de doentes que convidam ou que espontaneamente enchem as suas igrejas e por vezes até chegam a lotar completamente campos de futebol?

É que: ou há moralidade, ou comem todos, não é?
E DÁ-SE BOLEIA PARA ISTO

- Vais para onde?

- Vou para o Parque das Nações.

- Dás-me boleia? Eu vou lá apanhar o comboio.

- Dou.

Pelo caminho passo um CD (sublime) de Miles Davis.

...


...

- Só tens isso? Não tens Kizomba?

Só me apeteceu ter um cinto de explosivos e fazer-me ir pelos ares com tudo à volta.

Xiça!...

terça-feira, maio 10, 2005

O PRAZER DO BELO
(Ou quando a prosa é pura poesia)

Há dias assim. Em que um homem se sente feliz com um bocado de um livro que tenha entre mãos.

Aconteceu-me nestas últimas férias.

Entre muitas passagens belas do Ulisses de Joyce, deliciei-me especialmente com esta:

«Esposa e companheira de Adão Kadmon: Heva, Eva nua. Ela não teve embigo. Contempla. Ventre sem jaça bojando-se ancho, broquel de velino reteso, não, alvicúmulo trítico, oriente e imortal, elevando-se de pereternidade em pereternidade. Matriz do pecado.»