terça-feira, agosto 30, 2005

COM A DEVIDA VÉNIA

Transcrevemos, com a devida vénia, do Acis & Galateia:

«Cronicas de Lisboa (3): os náufragos da silly season.»

«No segundo dia Agosto, uma vaga de doze metros atingiu o litoral do Algarve. Morreram treze ministros, vinte e cinco secretários de estado, dezasseis administrações de empresas públicas ou participadas, um presidente da república e um número indeterminado de deputados. A sociedade civil também ficou de luto. As festas da Caras, da VIP, da Nova Gente e do T-Club foram tragicamente interrompidas pelo oceano. A praia dos Tomates, a praia do Vau e a Quinta do Lago foram dizimadas com particular crueldade.

Em Setembro, a Terceira República chegou ao fim. Em Outubro, os indicadores económicos manifestaram uma surpreendente recuperação. A despesa pública diminuiu. As exportações duplicaram. O desemprego desapareceu. Em dois anos, o rendimento médio das familias ultrapassou o Espanhol. Em cinco anos, o PIB português atingiu o da Holanda e o da Bélgica, combinados.

Ainda hoje não há uma explicação consensual para este fenómeno. Talvez por isso lhe chamem o milagre português.»

AS NOSSAS DESCULPAS

Problemas no servidor onde está alojado este blogue impediu-nos de publicar novas postas desde o dia 7 de Agosto corrente.

Resolvido que está esse problema, retomamos aqui a publicação do blogue.

Pelo sucedido pedimos desculpas aos leitores.

domingo, agosto 07, 2005

UM REINO DE ANALFABETOS

A comunicação social está cada vez mais servida por profissionais incultos e quase analfabetos. Ouvi ontem uma repórter da SIC noticiando assim a queda no mar de um avião da Air Tunísia:

«com avaria num dos motores o avião aterrou no mar».

A coitada desconhece que existe a palavra amarar. Já antes disso ouvíramos no mesmo canal televisivo pronunciar a palavra "projedicar" em vez de prejudicar.

E quanto a erros de concordância?... aí então a coisa complica-se pois muitas são as vezes que a bota não bate com a perdigota.

Uma tristeza pegada!... É o que é.