quinta-feira, julho 28, 2005

DE MAL A PIOR

«Juízes podem ser substituídos por licenciados em Direito».

Declarou o Ministro da Justiça.


Nos hospitais os médicos especialistas já são substituídos por tarefeiros não especialistas contratados no vão de escada mais próximo.

Para quando a substituição do Governo por um grupo de cidadãos idóneos? Pelo grupo dos economistas que protestaram ontem contra a política de investimentos do actual Governo, por exemplo!?

quarta-feira, julho 27, 2005

PORTUGAL PAÍS DA ÁGUA

A Espanha pediu, e Portugal aceitou:
- a diminuição do caudal do rio Douro para limites inferiores aos previstos no acordo da água existente entre os dois países.

A Espanha pediu e Portugal aceitou:
- que parte da água retida na barragem de Alqueva, no Alentejo, seja canalizada para Espanha para beneficiar três povoações e alguns regadios espanhóis.

Eu não quero dizer que Portugal devia recusar as duas pretensões espanholas. A solidariedade deve existir entre os dois países, sobretudo quando se trata de um bem tão essencial como é a água.

O que quero dizer é que lamento que Portugal não precise de água (nem a norte nem a sul) numa altura em que se declara uma das maiores secas na Península Ibérica. É que isto só quer dizer que enquanto a Espanha tem uma agricultura próspera, a agricultura de Portugal já não existe.

domingo, julho 24, 2005

SOARES ASSUSTA A DIREITA

Mesmo ainda sem ser candidato presidencial, Mário Soares já assusta a Direita.

Pacheco Pereira já publicou, no seu Abrupto, uma proto-pseudoanálise inviesada e mentirosa sobre o asssunto .

Marcelo Rebelo de Sousa, hoje na RTP1, já chamou velho a Soares; mas descaiu e ficou com a careca à mostra ao considerar Soares «a Divisão Panzer» (para quem é novo e não liga muito à História sempre diremos que a Divisão Panzer era composta pelos temíveis tanques alemães do exército Nazi de Hitler, na Segunda Guerra Mundial, que cilindravam tudo por onde passavam).

A partir de agora a Esquerda tem candidato capaz de, uma vez no poder, impedir que o País seja entregue aos grupos rapinadores da coisa pública que se escondem, com o rabo de fora, dentro dos partidos (PS, PSD e CDS).

Sócrates parece que suspirou de alívio; mas que não se fie muito pois que, se Soares for presidente, ou muda de política, ou vai borda fora. Nesse pormenor a coisa funcionará mesmo como Pacheco Diz; só que aquilo a que ele chama de "extremismo" de Soares, não é mais do que a defesa intransigente do bem público e do Estado Social.

sábado, julho 16, 2005

JPP O CRUZADO

De vez em quando aparece-nos JPP a gritar «É a guerra, é a guerra», lembram-se?

Nas últimas eleições legislativas do nosso descontentamento, JPP tivera esse grito à escala doméstica; agora teve-o de novo, mas à escala global, incitando o Ocidente contra os mouros .

Esperemos que este retrocesso histórico ao tempo das "Cruzadas" não signifique o retrocesso de JPP ao tempo do MRPP.

sábado, julho 09, 2005

A CHINA E O RACISMO DE JARDIM

(SERÁ DESTA QUE JARDIM SE TRAMOU?)

Leia aqui no África Minha a propósito das declarações racistas de Alberto João Jardim contra os imigrantes chineses na Madeira.

domingo, julho 03, 2005

ACONTECIMENTO NO ESPAÇO

Se é amante destas coisas prepare-se para assistir, amanhã de manhã, pelas 6:52 UTC (hora de Lisboa), ao impacto de uma sonda do tamanho de uma máquina de lavar, denominada "Deep Impact", projectada pela NASA à velocidade de 37.000 Km/h contra o núcleo de um cometa.

Espera-se que o impacto abra uma cratera do tamanho de um campo de futebol na superfície do asteróide e liberte uma nuvem de gás que será visível do nosso planeta, por telescópios amadores.

A experiência, que será estudada ao pormenor por uma vasta equipa de cientistas, tem por finalidade compreender melhor a formação do sistema solar a que pertencemos.

Ligue-se aqui ao site da NASA criado especialmente para informar sobre este acontecimento.

Ou ligue-se aqui para seguir em directo a emissão televisiva que a NASA está a fazer neste momento e que vai manter no ar para mostrar ao mundo o acontecimento.

BLOGUE REDIMENSIONADO

Satisfazendo o pedido de alguns leitores redimensionámos a página do blogue por forma a que este possa ser visualizado correctamente em monitores com a resolução 800 x 600 pixel.

Esperamos ter resolvido este problema.

Caso, apesar desta modificação, continuar a haver dificuldade no enquadramento da página agradecemos que no-lo comuniquem.

sábado, julho 02, 2005

BENDITA POLUIÇÃO

Segundo uma notícia , no mínimo desconcertante, do Público, a diminuição (leu bem: a diminuição) da poluição atmosférica provocará o aumento do aquecimento global do planeta calculando-se que a temperatura global subirá seis graus centígrados até ao final do ano 2100.

Portanto, agora, toca a poluir que é nisso que está a nossa salvação.

Sendo desconcertante esta notícia, não deixa também de ser intrigante.

Porquê!?

Porque não sendo os cientistas capazes de fazerem, com precisão mínima aceitável, a previsão do tempo para mais que dez dias futuros, como serão capazes de prever a temperatura global do planeta

para daqui a 95 anos?!?