Quando se aceita num espaço de opinião um colaborador que se desconhece, não havendo um estatuto editorial que imponha regras ao que se publica, corre-se, inevitavelmente, o risco de descaracterização do espaço, com a consequente perda de leitores caminhando-se inexoravelmente para a confusão e a desintegração do mesmo.
É isto, no meu entender, o que se passa no Barnabé desde que resolveram alargar o universo dos seus colaboradores sem terem tido o cuidado de primeiramente assegurarem a existência de regras claras que não permitissem que o gato passasse a ser lebre e rapidamente caminhasse para ser rato.
Com a admissão (incondicionada por estatuto editorial ou algo parecido) do Bruno, este, uma vez aceite no grupo de redactores do Barnabé, passou naturalmente a ter todo o direito de dizer livremente o que pensa podendo até chamar nomes politicamente feios ao Daniel sem que com isso estivesse a infringir quaisquer regras ou normas internas (que como sabemos não havia nem há).
O abandalhamento e a descaracterização do Barnabé constitui, pela enésima vez, uma lição para os democratas ingénuos que acham que o exercício da liberdade não carece de enquadramento por um conjunto de regras, mínimas que sejam, podendo (ou devendo) antes pautar-se apenas pelo livre arbítrio.
Vou sentir a falta do André, do Daniel, do Pedro e do Rui aqui na blogosfera. Espero lê-los brevemente noutro espaço.
segunda-feira, junho 27, 2005
domingo, junho 26, 2005
PS NUNCA MAIS
(PSD nunca foi nem será)
Há quase um mês previmos que o PS irá perder muitas presidências de câmaras municipais e que não reconquistará nem a de Lisboa nem a do Porto.
Pois agora as sondagens já estão aí a dizer-nos isso mesmo: Manuel Maria Carrilho nem com a simpática esposa e vedeta de televisão, Bárbara Guimarães, consegue convencer os lisboetas de esquerda; e no Porto, Francisco Assis nem com a ajuda de Pinto da Costa consegue por sua vez convencer os portuenses.
A razão fundamental dessa recusa dos lisboetas e portuenses em darem o seu voto aos candidatos do PS estriba-se na memória recente que todos temos da grande mentira eleitoral que o PS e José Sócrates nos pregou a todos fazendo hoje, no Governo, precisamente o contrário - repito: o contrário - do que prometera em campanha.
(Aqui em casa choramos ainda quatro votos perdidos no PS).
Em Lisboa Carmona Rodrigues ganhará a câmara mesmo que continue o túnel do Marquês pelo chão adentro, o faça atravessar o túnel do Metro e o enfie definitivamente em direcção ao centro da Terra e aos antípodas.
Eu votarei Sá Fernandes. Nunca mais darei o meu voto a um partido do bloco central.
Há quase um mês previmos que o PS irá perder muitas presidências de câmaras municipais e que não reconquistará nem a de Lisboa nem a do Porto.
Pois agora as sondagens já estão aí a dizer-nos isso mesmo: Manuel Maria Carrilho nem com a simpática esposa e vedeta de televisão, Bárbara Guimarães, consegue convencer os lisboetas de esquerda; e no Porto, Francisco Assis nem com a ajuda de Pinto da Costa consegue por sua vez convencer os portuenses.
A razão fundamental dessa recusa dos lisboetas e portuenses em darem o seu voto aos candidatos do PS estriba-se na memória recente que todos temos da grande mentira eleitoral que o PS e José Sócrates nos pregou a todos fazendo hoje, no Governo, precisamente o contrário - repito: o contrário - do que prometera em campanha.
(Aqui em casa choramos ainda quatro votos perdidos no PS).
Em Lisboa Carmona Rodrigues ganhará a câmara mesmo que continue o túnel do Marquês pelo chão adentro, o faça atravessar o túnel do Metro e o enfie definitivamente em direcção ao centro da Terra e aos antípodas.
Eu votarei Sá Fernandes. Nunca mais darei o meu voto a um partido do bloco central.
MUDANÇA DE VISUAL
Uma anomalia no "Newblogger.com", onde está alojado este blogue, obrigou-nos a ter de fazer a mudança do "template" do mesmo. Pelo inconveniente pedimos desculpas aos nossos leitores e esperamos que rapidamente se habituem a este novo visual.
domingo, junho 12, 2005
ONDE ESTÁ A MORALIDADE ?
O Governo anunciou a aprovação de uma lei que proíbe aos funcionários públicos e equiparados a acumulação de pensões com ordenados.
Como é sabido, o Dr. Jorge Sampaio acumula uma pensão de reforma com o ordenado de Presidente da República.
Reza aqui a TSF que:
«Na nota emitida por Belém, a Casa Civil explica que, tal como determina a lei, a reforma de Sampaio foi constituída integralmente a expensas do agora Presidente, ou seja, saiu inteiramente do bolso de Jorge Sampaio.» [os sublinhados são da nossa total responsabilidade].
A acreditar-se nisto há-de se admitir e acreditar-se, também, que Jorge Sampaio andou vários anos a fazer um perfeito e incompreensível disparate, a saber: tal foi o disparate de, em vez de investir mensalmente o seu dinheiro, por exemplo, em títulos, carteiras de acções, ou mesmo numa conta a prazo - o que faria crescer um pouco esse dinheiro e o colocaria sempre por inteiro à sua disposição para o que desse e viesse -, ter Sampaio cometido a ingenuidade pura de o depositar num fundo de pensões para que mais tarde lho fossem entregando, mensalmente, às pinguinhas, sem qualquer direito a adiantamentos
correndo assim Sampaio o risco de, em caso de morte prévia ao esgotamento do fundo que ele constituiu "integralmente a expensas suas" (como diz a nota da sua Casa Civil, na qual eu tenho todo o direito de não acreditar totalmente), perder parte desse dinheiro que é "integralmente seu" (segundo a nota citada).
Mas há mais um risco não despiciendo que corre Jorge Sampaio (a ser a coisa assim como nos conta a dita nota da Casa Civil na qual eu não acredito totalmente): se, por exemplo, Jorge Sampaio viver para além da última prestação resultante do fraccionamento mensal desse dinheiro "integralmente seu", é de crer que o actual Presidente da República deixará de ter essa pensão a partir de determinada altura da sua vida.
Você que me lê, acredita nisso?
Eu não!
Depois dos maus exemplos de acumulação, por inteiro, de pensão com ordenado, de dois ministros (e de não sei mais quantos outros membros menores e apêndices deste Governo, que por ora desconhecemos), os quais concorrem, no Governo, para nos imporem as maiores restrições em nome de Portugal, restrições que pelos vistos não aplicam para eles próprios - eis chegada a altura de sabermos que o Senhor Presidente da República também faz o mesmo.
É caso para dizer: bem pregam esses Freis Tomáses.
Como é sabido, o Dr. Jorge Sampaio acumula uma pensão de reforma com o ordenado de Presidente da República.
Reza aqui a TSF que:
«Na nota emitida por Belém, a Casa Civil explica que, tal como determina a lei, a reforma de Sampaio foi constituída integralmente a expensas do agora Presidente, ou seja, saiu inteiramente do bolso de Jorge Sampaio.» [os sublinhados são da nossa total responsabilidade].
A acreditar-se nisto há-de se admitir e acreditar-se, também, que Jorge Sampaio andou vários anos a fazer um perfeito e incompreensível disparate, a saber: tal foi o disparate de, em vez de investir mensalmente o seu dinheiro, por exemplo, em títulos, carteiras de acções, ou mesmo numa conta a prazo - o que faria crescer um pouco esse dinheiro e o colocaria sempre por inteiro à sua disposição para o que desse e viesse -, ter Sampaio cometido a ingenuidade pura de o depositar num fundo de pensões para que mais tarde lho fossem entregando, mensalmente, às pinguinhas, sem qualquer direito a adiantamentos
correndo assim Sampaio o risco de, em caso de morte prévia ao esgotamento do fundo que ele constituiu "integralmente a expensas suas" (como diz a nota da sua Casa Civil, na qual eu tenho todo o direito de não acreditar totalmente), perder parte desse dinheiro que é "integralmente seu" (segundo a nota citada).
Mas há mais um risco não despiciendo que corre Jorge Sampaio (a ser a coisa assim como nos conta a dita nota da Casa Civil na qual eu não acredito totalmente): se, por exemplo, Jorge Sampaio viver para além da última prestação resultante do fraccionamento mensal desse dinheiro "integralmente seu", é de crer que o actual Presidente da República deixará de ter essa pensão a partir de determinada altura da sua vida.
Você que me lê, acredita nisso?
Eu não!
Depois dos maus exemplos de acumulação, por inteiro, de pensão com ordenado, de dois ministros (e de não sei mais quantos outros membros menores e apêndices deste Governo, que por ora desconhecemos), os quais concorrem, no Governo, para nos imporem as maiores restrições em nome de Portugal, restrições que pelos vistos não aplicam para eles próprios - eis chegada a altura de sabermos que o Senhor Presidente da República também faz o mesmo.
É caso para dizer: bem pregam esses Freis Tomáses.
terça-feira, junho 07, 2005
FOGO, FOGO ARDENTE

Preparemos os ovos, o óleo e a frigideira: hoje, a crer nas previsões meteorológicas, vêm aí 38 graus Celsius de temperatura ambiente para Lisboa. Vai ser um dia de ananases só comparável aos do mês de Agosto no Fogo, em Bóston ou em Macau.
Mas animemo-nos. Lisboa tem, sobre os seus "companheiros" citados, a grande vantagem de ter baixíssima humidade nestas alturas: hoje, por exemplo, está com 18% de humidade. O convite à praia e às cervejinhas geladas é mais que óbvio.
Mas - como dizem os nossos irmãos brasileiros - cadé as férias?
sexta-feira, junho 03, 2005
TOQUE A REBATE NO PS
(ou Aprender Até Morrer)
Ou muito nos enganamos ou o PS vai perder as autárquicas de Outubro com uma derrota ribombante.
Isto mesmo deverão já estar a pensar muitos autarcas e deputados do PS que, alarmados, estarão já a manifestar-se contra algumas medidas apresentadas ontem pelo Governo.
Como aqui já escrevi anteriormente (e a favor do PS, antes das legislativas): o povo português já é eleitoralmente adulto, sabe avaliar as situações e já não vai em cantigas; muda o seu voto - se for preciso, de um dia para o outro - de acordo com a avaliação que faz, no momento, da conjuntura política relacionando-a com os seus interesses e tirando daí as suas conclusões.
Depois de estarmos a assistir a esta enorme fraude política que consiste em o PS fazer, hoje, no Governo, precisamente o contrário daquilo que prometeu, há três meses, em campanha eleitoral (e que então lhe permitiu ter a maioria absoluta que teve) - mas é que é mesmo o contrário daquilo que prometeu em campanha - depois de assistirmos a essa traição ao eleitorado que confiou nas promessas mentirosas do PS: por aquilo que conheço já dos portugueses, a penalização que será infligida ao PS, nas autárquicas, será uma penalização histórica.
Manuel Maria Carrilho não ganhará Lisboa a Carmona Rodrigues, recolhendo José Sá Fernandes o grosso dos votos dos descontentes do PS (sendo o meu já um deles).
Francisco Assis não recuperará a Câmara do Porto onde será batido por Rui Rio. Mesmo que Pinto da Costa apoie abertamente aquele.
E pelo País fora, sobretudo nas zonas urbanas de maior implantação operária, de norte a sul, muitas autarquias que hoje estão nas mãos do PS cairão para a oposição.
É que há que punir a Mentira Política e o Descaro Político.
Porque, de outro modo, qualquer dia, os políticos farão pouco de nós e nos mandarão chicotear, na praça pública, sempre que abrirmos a boca contra eles e nos manifestarmos seja por que motivo for.
Quanto à Mentira Política e ao Descaro Político, José Sócrates, nesse pormenor, atingiu o refinamento: foi capaz, no espaço de 7 dias (sete), de dizer uma coisa e o seu contrário.
E o pior é que ele é Primeiro Ministro com maioria absoluta e está a chicotear-nos com o chicote que nós próprios lhe pusemos na mão.
Chicote que lhe pusemos na mão porque ele nos enganou com um refinamento nunca visto num político em Portugal.
Ou muito nos enganamos ou o PS vai perder as autárquicas de Outubro com uma derrota ribombante.
Isto mesmo deverão já estar a pensar muitos autarcas e deputados do PS que, alarmados, estarão já a manifestar-se contra algumas medidas apresentadas ontem pelo Governo.
Como aqui já escrevi anteriormente (e a favor do PS, antes das legislativas): o povo português já é eleitoralmente adulto, sabe avaliar as situações e já não vai em cantigas; muda o seu voto - se for preciso, de um dia para o outro - de acordo com a avaliação que faz, no momento, da conjuntura política relacionando-a com os seus interesses e tirando daí as suas conclusões.
Depois de estarmos a assistir a esta enorme fraude política que consiste em o PS fazer, hoje, no Governo, precisamente o contrário daquilo que prometeu, há três meses, em campanha eleitoral (e que então lhe permitiu ter a maioria absoluta que teve) - mas é que é mesmo o contrário daquilo que prometeu em campanha - depois de assistirmos a essa traição ao eleitorado que confiou nas promessas mentirosas do PS: por aquilo que conheço já dos portugueses, a penalização que será infligida ao PS, nas autárquicas, será uma penalização histórica.
Manuel Maria Carrilho não ganhará Lisboa a Carmona Rodrigues, recolhendo José Sá Fernandes o grosso dos votos dos descontentes do PS (sendo o meu já um deles).
Francisco Assis não recuperará a Câmara do Porto onde será batido por Rui Rio. Mesmo que Pinto da Costa apoie abertamente aquele.
E pelo País fora, sobretudo nas zonas urbanas de maior implantação operária, de norte a sul, muitas autarquias que hoje estão nas mãos do PS cairão para a oposição.
É que há que punir a Mentira Política e o Descaro Político.
Porque, de outro modo, qualquer dia, os políticos farão pouco de nós e nos mandarão chicotear, na praça pública, sempre que abrirmos a boca contra eles e nos manifestarmos seja por que motivo for.
Quanto à Mentira Política e ao Descaro Político, José Sócrates, nesse pormenor, atingiu o refinamento: foi capaz, no espaço de 7 dias (sete), de dizer uma coisa e o seu contrário.
E o pior é que ele é Primeiro Ministro com maioria absoluta e está a chicotear-nos com o chicote que nós próprios lhe pusemos na mão.
Chicote que lhe pusemos na mão porque ele nos enganou com um refinamento nunca visto num político em Portugal.
quarta-feira, junho 01, 2005
MARILYN MONROE
A Mulher mais bela e mais sensual de sempre nasceu a 1 de Junho. Nesta data Salmoura presta-lhe a merecida homenagem celebrando este dia com a publicação de três fotografias emblemáticas dos atributos exaltados.
Quando viajar para aí onde estás, Marilyn, não descansarei enquanto não te encontrar para te felicitar por teres existido aqui na Terra.
segunda-feira, maio 30, 2005
FAÇA ESTE TESTE
Vá clicando com o rato sobre os slides e teste os seus conhecimentos sobre o projecto do Tratado Constitucional Europeu ora chumbado pelo NÃO dos franceses e fique com uma ideia de qual será a sua posição quando for a sua vez de votar em referendo sobre essa matéria.
Nota: estes slides foram traduzidos do francês. Originariamente fizeram parte da campanha do NÃO em França.
Desconhece-se o(s) autor(es) dos mesmos.
sábado, maio 28, 2005
A FEIRA DO LIXO DE LISBOA
(à imagem do País de faz-de-conta)
Para quem lê livros todos os dias, uma visita à Feira do Livro de Lisboa é uma experiência profundamente deprimente.
De novidades: só lá encontra lixo.
De "velharias": nos poucos alfarrabistas que lá montam tenda, é capaz de encontrar algumas enciclopédias de pouca valia, livros religiosos e novelas de qualidade duvidosa.
Vá lá que tive a felicidade de ver o Júlio Isidro com um saquito de plástico transparente com quatro ou cinco livros infantis lá dentro. Por momentos apeteceu-me ser avô ou pai serôdio; ao menos teria podido comprar umas historietas para a criançada.
A seguir fui ao parque de estacionamento, no cimo do Parque Eduardo VII, buscar o carro que lá deixara. A máquina de cobrança tinha colado um letreiro com estes dizeres: "Esta máquina não dá recibos".
Pergunto: a empresa que explora o parque de estacionamento entregará ao Fisco o IVA que me cobrou a mim? Duvido que o faça. Porque haveria de o fazer podendo não?
Para quem lê livros todos os dias, uma visita à Feira do Livro de Lisboa é uma experiência profundamente deprimente.
De novidades: só lá encontra lixo.
De "velharias": nos poucos alfarrabistas que lá montam tenda, é capaz de encontrar algumas enciclopédias de pouca valia, livros religiosos e novelas de qualidade duvidosa.
Vá lá que tive a felicidade de ver o Júlio Isidro com um saquito de plástico transparente com quatro ou cinco livros infantis lá dentro. Por momentos apeteceu-me ser avô ou pai serôdio; ao menos teria podido comprar umas historietas para a criançada.
A seguir fui ao parque de estacionamento, no cimo do Parque Eduardo VII, buscar o carro que lá deixara. A máquina de cobrança tinha colado um letreiro com estes dizeres: "Esta máquina não dá recibos".
Pergunto: a empresa que explora o parque de estacionamento entregará ao Fisco o IVA que me cobrou a mim? Duvido que o faça. Porque haveria de o fazer podendo não?
FEIRA DO LIVRO DE LISBOA
Agora que "D. Quixote de la Mancha" está na moda, com duas traduções para o português, vou à Feira do Livro de Lisboa à procura da tradução de Aquilino Ribeiro.
Depois darei notícias do sucesso ou não desta iniciativa.
Confesso que parto desesperançado de conseguir alguma coisa.
Depois darei notícias do sucesso ou não desta iniciativa.
Confesso que parto desesperançado de conseguir alguma coisa.
EU QUERO SER PECADOR
A partir de agora, em todas as futuras eleições que houver, até que o meu corpo seja cremado, o meu voto será sempre de protesto contra a mentira institucionalizada na política.
Sei que os bons de hoje serão os maus de amanhã.
O que espero é poder ter a inteligência de ler os sinais e prever sempre as mutações, de forma a poder, quando for o caso, mudar o meu voto para mantê-lo como voto de protesto.
Nas próximas autárquicas, para mim, em Lisboa, o meu voto será para José Sá Fernandes e o Bloco de Esquerda.
E espero que muitos dos lisboetas, votantes PS nas legislativas de Fevereiro passado, tenham a percepção da necessidade desta mudança.
Acusem-me de incoerência, traição e o raio que os parta. Mas no País da Mentira Política Permanente, Institucionalizada, todos os pecados devem perdoados.
E mesmo quando o não sejam:
eu quero ser pecador.
terça-feira, maio 24, 2005
SALMOURA MILIONÁRIO
A Sra. Mónica Martinez, em nome de:
MR PEDRO WILLIAMS
DIRECTOR OF FOREIGN OPERATIONS
MEGA TRUST AGENCY MADRID SPAIN
E-Mail: contactmegatrust@netscape.net
TeL:0034-685-401-378
Fax:0034-685-401-378
teve a amabilidade de me comunicar, por email, que aquela Agência jogou, em meu nome (vajam lá que generosidade!?), a lotaria El Gordo, que saiu a 25 de Abril passado, em Espanha, e que após um sorteio na dita agência EU GANHEI, com o meu ticket number 085-12876077-09 with serial number 51390-0 that drew the lucky numbers of 03-05-12-14-28-38, a bonita soma de:
1.600.000.00 Euros
( ONE MILLION SIX HUNDRED THOUSAND EUROS )
in cash credited to file with REF: Nº.EGS/3662367114/13.
Pede-me a Sra. Mónica que eu não divulgue esta notícia até receber o meu dinheiro pois que, de contrário, pode alguém antecipar-me e reclamar o prémio para si.
Informa-me ainda a Sra. Mónica que eu terei que entregar à Agência 10% do meu prémio pois este montante foi estabelecido quando a Agência gastou o seu dinheiro para comprar uma lotaria em meu nome.
Tudo o que eu tenho que fazer para receber o meu prémio é contactar o Sr. Pedro Williams fornecendo-lhe a minha identificação completa mais alguns dados importantes (nome, residência, dados do passaporte e a identificação de uma conta bancária minha para onde o dinheiro será transferido).
Simples, não acham?
Pois bem: segundo rezam as crónicas, quando alguém cai neste conto do vigário podem acontecer-lhe várias coisas desagradáveis: com os seus dados verdadeiros mas fraudulentamente usados podem tentar e conseguir burlar instituições de crédito e empresas de variadas finalidades obtendo empréstimos e fazendo transacções em nome do burlado (no meu nome, por exemplo). Para além disso parece que ainda antes de fazerem a tal transferência que nunca se concretizará costumam pedir ao feliz contemplado com a lotaria uma soma insignificante em dinheiro (mil ou dois mil euros) para pagar as despesas inerentes à transferência da taluda para o seu banco.
Quem é que não paga mil ou dois mil euros para receber um milhão e seiscentos mil euros?
Eu pagaria. Se não tivesse já conhecimento deste esquema de burla e acreditasse ingenuamente que alguém joga por mim, sem eu saber, uma lotaria, e depois ainda tem a honestidade santa de me comunicar que o meu bilhete, por ele comprado, ganhou a taluda, que a taluda é minha, ficando essa pessoa contente em receber apenas 10% do bolo.
A magnanimidade do nosso benfeitor fica mais revelada quando constatamos que ele é capaz de jogar em nosso nome, com o seu dinheiro, e que quando não sai nada no bilhete a pessoa em causa perde alegremente o seu dinheiro sem nos dizer nada.
Belo e harmonioso mundo este, não é?
P.S. O engraçado é que compraram o bilhete em meu nome, mas não sabem o meu nome. Eu sou apenas e só "Salmoura".
segunda-feira, maio 23, 2005
NA SENDA DE CAVACO SILVA
Habituei-me já a viver sem o "Expresso" e sem o "Público": quer em papel, quer on-line. E não creio estar menos informado do que estava antes quando lia esses dois jornais. E o que foi é que fiquei, certamente, com mais tempo livre que espero estar a dedicar a coisas bem mais interessantes e bem mais proveitosas.
E para que o resultado de tudo isto seja harmonioso - positivo até mais não - espero que aqueles dois jornais, com a decisão de deixarem de estar disponíveis on-line, estejam a ganhar muito mais dinheiro do que ganhavam antes disso e continuem assim a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus ex-leitores e dos putativos leitores potenciais.
Bem hajam!
Habituei-me já a viver sem o "Expresso" e sem o "Público": quer em papel, quer on-line. E não creio estar menos informado do que estava antes quando lia esses dois jornais. E o que foi é que fiquei, certamente, com mais tempo livre que espero estar a dedicar a coisas bem mais interessantes e bem mais proveitosas.
E para que o resultado de tudo isto seja harmonioso - positivo até mais não - espero que aqueles dois jornais, com a decisão de deixarem de estar disponíveis on-line, estejam a ganhar muito mais dinheiro do que ganhavam antes disso e continuem assim a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus ex-leitores e dos putativos leitores potenciais.
Bem hajam!
domingo, maio 22, 2005
FESTA DE ANIVERSÁRIO

Salmoura completa hoje dois anos de publicação.
Aos leitores os meus agradecimentos por me aturarem.
Logo à noite haverá uma festa de arromba para comemorar a data; festa à qual não faltará uma sessão de fogo de artifício montado por pirotécnicos portugueses e chineses pagos a peso de ouro. Tudo aqui bem perto do Parque das Nações.
Mas tudo na imaginação louca de Salmoura.

Salmoura completa hoje dois anos de publicação.
Aos leitores os meus agradecimentos por me aturarem.
Logo à noite haverá uma festa de arromba para comemorar a data; festa à qual não faltará uma sessão de fogo de artifício montado por pirotécnicos portugueses e chineses pagos a peso de ouro. Tudo aqui bem perto do Parque das Nações.
Mas tudo na imaginação louca de Salmoura.
sábado, maio 21, 2005
DEDICATÓRIA
Para Tecum, com amizade, neste sábado que foi hoje de sol e de temperatura gostosa e sadiamente caribenha.
Para Tecum, com amizade, neste sábado que foi hoje de sol e de temperatura gostosa e sadiamente caribenha.
segunda-feira, maio 16, 2005
PREPAREMO-NOS
Parece que vem aí o "Discurso da Tanga (Parte II)"
Ao que parece o Governo vai declarar que o défice orçamental atinge uns escandalosos 7% do PIB. Uma autêntica tragédia nacional.
A declaração governamental terá consequências negativas, ou nem tanto, dependendo da forma como for feita:
1. Se em ambiente tenso, funerário - será um verdadeiro "Discurso da Tanga (Parte II)" que atirará o país mais para o fundo do poço da confiança;
2. Se de forma grave mas eivada de esperanças na recuperação da economia - é possível que o Zé fique preocupado mas acredite que com o seu esforço as coisas são capazes de melhorar.
Parece que vem aí o "Discurso da Tanga (Parte II)"
Ao que parece o Governo vai declarar que o défice orçamental atinge uns escandalosos 7% do PIB. Uma autêntica tragédia nacional.
A declaração governamental terá consequências negativas, ou nem tanto, dependendo da forma como for feita:
1. Se em ambiente tenso, funerário - será um verdadeiro "Discurso da Tanga (Parte II)" que atirará o país mais para o fundo do poço da confiança;
2. Se de forma grave mas eivada de esperanças na recuperação da economia - é possível que o Zé fique preocupado mas acredite que com o seu esforço as coisas são capazes de melhorar.
domingo, maio 15, 2005
O PIOR INIMIGO POLÍTICO
Quando Paulo Portas, ministro da Defesa, começou a desconsiderar Mário Soares afastando Maria Barroso da presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, eu disse para os meus amigos: Soares é um adversário político duríssimo e muito difícil de derrotar; até hoje foi ele quem derrotou os seus principais opositores: Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes, Cavaco Silva - para só citar os maiorais de fora do PS, pois que no partido há uma lista muito significativa de oponentes mandados borda fora -. Na altura não augurei qualquer sucesso a Paulo Portas na sua "guerra contra a família Soares" (como então se escreveu por aí) e fiquei à espera para ver se o velho Soares teria perdido capacidades deixando-se vencer pela vez primeira.
Qual quê!: as acções dos homens do CDS, no Governo e no partido, foram sendo escrutinadas silenciosamente ao longo deste tempo e eis que, terminada a experiência do poder de Paulo Portas e Companhia, começa agora a ser desenrolado o novelo dos seus "pecados", com as consequências que estão à vista. E, segundo o que se diz, ainda a procissão vai no adro.
Terá Mário Soares alguma coisa a ver com isto tudo?
Nós temos a nossa opinião. E você, o que é que acha?
Quando Paulo Portas, ministro da Defesa, começou a desconsiderar Mário Soares afastando Maria Barroso da presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, eu disse para os meus amigos: Soares é um adversário político duríssimo e muito difícil de derrotar; até hoje foi ele quem derrotou os seus principais opositores: Álvaro Cunhal, Ramalho Eanes, Cavaco Silva - para só citar os maiorais de fora do PS, pois que no partido há uma lista muito significativa de oponentes mandados borda fora -. Na altura não augurei qualquer sucesso a Paulo Portas na sua "guerra contra a família Soares" (como então se escreveu por aí) e fiquei à espera para ver se o velho Soares teria perdido capacidades deixando-se vencer pela vez primeira.
Qual quê!: as acções dos homens do CDS, no Governo e no partido, foram sendo escrutinadas silenciosamente ao longo deste tempo e eis que, terminada a experiência do poder de Paulo Portas e Companhia, começa agora a ser desenrolado o novelo dos seus "pecados", com as consequências que estão à vista. E, segundo o que se diz, ainda a procissão vai no adro.
Terá Mário Soares alguma coisa a ver com isto tudo?
Nós temos a nossa opinião. E você, o que é que acha?
sábado, maio 14, 2005
JOÃO PAULO II E A I.U.R.D.
Depois de ler esta notícia que relata a «cura» milagrosa de um doente com tumor cerebral maligno, por parte do agora falecido Papa João Paulo II, quem somos nós para negarmos aos bispos e pastores da I.U.R.D. (Igreja Universal do Reino de Deus) a capacidade - de que aliás se reclamam e fazem exaltado e permanente alarde - de curar a chusma de doentes que convidam ou que espontaneamente enchem as suas igrejas e por vezes até chegam a lotar completamente campos de futebol?
É que: ou há moralidade, ou comem todos, não é?
Depois de ler esta notícia que relata a «cura» milagrosa de um doente com tumor cerebral maligno, por parte do agora falecido Papa João Paulo II, quem somos nós para negarmos aos bispos e pastores da I.U.R.D. (Igreja Universal do Reino de Deus) a capacidade - de que aliás se reclamam e fazem exaltado e permanente alarde - de curar a chusma de doentes que convidam ou que espontaneamente enchem as suas igrejas e por vezes até chegam a lotar completamente campos de futebol?
É que: ou há moralidade, ou comem todos, não é?
E DÁ-SE BOLEIA PARA ISTO
- Vais para onde?
- Vou para o Parque das Nações.
- Dás-me boleia? Eu vou lá apanhar o comboio.
- Dou.
Pelo caminho passo um CD (sublime) de Miles Davis.
...
...
- Só tens isso? Não tens Kizomba?
Só me apeteceu ter um cinto de explosivos e fazer-me ir pelos ares com tudo à volta.
Xiça!...
- Vais para onde?
- Vou para o Parque das Nações.
- Dás-me boleia? Eu vou lá apanhar o comboio.
- Dou.
Pelo caminho passo um CD (sublime) de Miles Davis.
...
...
- Só tens isso? Não tens Kizomba?
Só me apeteceu ter um cinto de explosivos e fazer-me ir pelos ares com tudo à volta.
Xiça!...
terça-feira, maio 10, 2005
O PRAZER DO BELO
(Ou quando a prosa é pura poesia)
Há dias assim. Em que um homem se sente feliz com um bocado de um livro que tenha entre mãos.
Aconteceu-me nestas últimas férias.
Entre muitas passagens belas do Ulisses de Joyce, deliciei-me especialmente com esta:
«Esposa e companheira de Adão Kadmon: Heva, Eva nua. Ela não teve embigo. Contempla. Ventre sem jaça bojando-se ancho, broquel de velino reteso, não, alvicúmulo trítico, oriente e imortal, elevando-se de pereternidade em pereternidade. Matriz do pecado.»
(Ou quando a prosa é pura poesia)
Há dias assim. Em que um homem se sente feliz com um bocado de um livro que tenha entre mãos.
Aconteceu-me nestas últimas férias.
Entre muitas passagens belas do Ulisses de Joyce, deliciei-me especialmente com esta:
«Esposa e companheira de Adão Kadmon: Heva, Eva nua. Ela não teve embigo. Contempla. Ventre sem jaça bojando-se ancho, broquel de velino reteso, não, alvicúmulo trítico, oriente e imortal, elevando-se de pereternidade em pereternidade. Matriz do pecado.»
Subscrever:
Mensagens (Atom)