quinta-feira, novembro 04, 2004

DIÁRIO DO GOVERNO

Pacheco Pereira malha forte e feio no Diário de Notícias. E não é caso para menos. Quando um jornal, que era de referência, passa a ser apenas uma folha partidária ao serviço de uma estratégia de poder, há toda a legitimidade (há todo o dever, até) de qualquer cidadão se indignar, protestar e desmascarar a patranha. Foi o que fez Pacheco Pereira. Com uma facilidade e clareza que o texto de José Manuel Barroso estava mesmo a pedir.

quarta-feira, novembro 03, 2004

ONDE ESTÁ O PRESIDENTE?

O conhecidíssimo e ilustríssimo advogado, José António Barreiros, despediu-se do esfrangalhado Diário de Notícias com um autêntico murro no estômago de Mário Bettencourt Resendes e seus patrões da Lusomundo. Mas também no estômago do Governo e do próprio Presidente Jorge Sampaio.

O Governo apanha porque é parte interessada no que acontece, e da forma como tem acontecido, na comunicação social; e o Presidente da República apanha, porque deixa tudo acontecer nas mais calmas águas-de-bacalhau de que não há memória até hoje.

José António Barreiros escreveu um texto de despedida que é um duríssimo libelo acusatório contra todos aqueles que resolveram criar uma gigantesca Albânia no território nacional chamado Portugal. Desde logo contra os capitalistas e seus homens de mão na comunicação social (os mal chamados administradores); contra os grupos de serventuários políticos ligados ao capital controlador da comunicação social, hoje largamente colocados em altas funções no aparelho de Estado; contra os políticos que deviam gerir o Estado e servir a Democracia e hoje mais não fazem do que gerir os seus interesses pessoais e os interesses dos grupos que encapotada ou descaradamente representam, numa acção de vilipêndio da Democracia.

Atentemos só neste pequeno parágrafo escrito por José António Barreiros:

«Primeiro, em Portugal está a instalar-se um clima de medo; não o medo antigo de se ser preso por um delito de opinião, mas um medo moderno, nascido na zona dos interesses, do que se ganha e do que se perde. A hipocrisia, em Portugal, passou a ser a forma de os fracos sobreviverem, a velhacaria um modo de os fortes dominarem».

E tudo isso acontece na mais chocante impunidade.

PARA ALÉM DAS ENTRELINHAS



A CNN On-Line tem, na sua página principal de hoje, este tríptico cujo centro é a Casa Branca estando Kerry na posição dois de leitura e Bush na posição três. Se isto é uma previsão encapotada então é porque a CNN aposta em Kerry como vencedor.