quarta-feira, junho 30, 2004

SAMPAIO JÁ DECIDIU - ELEIÇÕES ANTECIPADAS

Salmoura crê que o Presidente Jorge Sampaio já decidiu por convocar eleições legislativas antecipadas.

E isto porquê?

Porque hoje, após o jogo Portugal Holanda, quando prestava declarações a um repórter televisivo, usou um tempo verbal no passado o que deixou claro que está finda a experiência governativa da coligação ruinosa, CDS/PSD, que tudo fez (agora é Salmoura que usa um tempo passado) para destruir a economia portuguesa; abalar a estabilidade e coesão social; tornar a educação mais cara e menos acessível aos pobres e remediados; e desmantelar brutalmente o Serviço Nacional de Saúde.

Instado a dizer o que sentia ao ver a selecção portuguesa qualificar-se para a final deste campeonato, Jorge Sampaio respondeu (e Salmoura resume):

«sinto-me satisfeito e penso que o país precisava deste momento de alegria depois destes dois anos que foram de sacrifícios.»

Ao usar o verbo ser no passado (dizendo "foram") disse sem querer, mas claramente, que esses sacrifícios - os sacrifícios que a camarilha política que andava a desgovernar Portugal impôs apenas aos mais mal pagos, aos mais fracos, aos mais pobres e aos mais desfavorecidos - já lá vão. E disse ainda com essa frase que embora não venham aí tempos de rios de leite e mel a correr para os oceanos, podemos, contudo, esperar justiça social, melhor educação e melhor saúde.

É a esquerda contra a direita que se vai apresentar aos portugueses nestas legislativas antecipadas.

E a escolha será livre.

terça-feira, junho 29, 2004

E AGORA, ANTÓNIO COSTA?

O Partido Socialista francês acaba de entalar o PS português que já declarou que votará a favor de Durão Barroso para presidente da Comissão Europeia.

Com efeito, e segundo anunciou o porta-voz do PS francês,

O secretário geral daquele partido, François Hollande, lamenta que o presidente francês Jacques Chirac «tenha feito a escolha da direita europeia».

«É o candidato mais próximo de George W. Bush e o que menos contribuiu para o plano social do seu país», acrescentou referindo-se a Durão Barroso.

«Neste sentido, o PS francês vai votar contra a nomeação de Durão Barroso», garantiu o porta-voz do PS francês.
REPONDO A VERDADE


O Barnabé não sabe contar.

Não eram apenas 4 (quatro) os apoiantes de Santana hoje em Belém.

Há que ser rigoroso e dizer a verdade.

Salmoura contou muitos mais apoiantes que o Barnabé.

Eram 6 (seis).

E o único que falou não sabia falar. Tinha a canalização das ideias entupida.
VI NO ABRUPTO QUE
ELE HÁ.


janelas assim. Ar fresco


JANELAS QUE NO PSD

ficam assim. Cemitério de barões.
DEUS É DE ESQUERDA?

Durão Barroso afirmou hoje que cessa as funções de primeiro-ministro por «relevante interesse nacional».

Mas isso não é verdade. Di-lo para enganar papalvos.

Ele cessa funções por relevante interesse pessoal.

O país não ganha nem perde nada com a ida dele para a Comissão Europeia. Isso é igual ao litro.

Mas mentiríamos se disséssemos que não vemos um «relevante interesse nacional» (mas diferente do que ele quis dizer) nessa sua cessação de funções.

De facto, é de todo o «interesse nacional» que ele e o seu governo desapareçam de vez e levem consigo toda a ganga de parasitas e incompetentes que meteram no aparelho de Estado nestes últimos dois anos de desgoverno.

Este sim, é o verdadeiro e «relevante interesse nacional»: que ele vá; que fuja; que se eclipse e suma de vez do Governo de Portugal.

Xô! Agora já só faltam George W. Bush e Tony Blair.

Querem ver que Deus é de esquerda?
NÃO É A GUERRA NÃO É A GUERRA

Consta que o actor Rui de Carvalho e outros protegidos do pelouro da "coltura" da Câmara Municipal de Lisboa estão a convocar amigos para contra-manifestarem, hoje à tarde, em apoio a Santana Lopes, mesmo em frente ao palácio de Belém onde a esquerda de há muito já disse que vai fazer uma manifestação (que está a convocar) para pedir eleições antecipadas.

Estejamos lá todos para vermos a cara desses apoiantes desmiolados da direita santanista.

Esperemos que não caiam na asneira de levar à prática o grito de «é a gurerra é a guerra» que já ouvíramos algures, aí há uns meses atrás.

A esquerda não quer guerra.

O que a esquerda quer é o poder.

Porque é mais competente e mais justa a geri-lo e a usá-lo do que a direita.
RUA COM A DIREITA!

Agora sim: parece que finalmente o PS acordou.

Ferro Rodrigues acaba de dizer, claramente, em conferência de imprensa, que vai propor hoje à Comissão Política Nacional do PS que o Partido Socialista peça ao Presidente da República a convocação de eleições antecipadas.

É claro que havendo eleições antecipadas isso será bom para Ferro Rodrigues que assim não vê a sua liderança perigar num eventual congresso que as antecedesse.

É também claro que isso é mau para os putativos candidatos do PS ao cargo de primeiro-ministro (João Soares, José Sócrates, José Lamego, Jorge Coelho, António Vitorino e tutti quanti). Mas, como diria o outro, «é a vida».

E isso são contas de outro rosário que não é de chamar para aqui agora.

O que é preciso agora é que a esquerda não se desuna na exigência de eleições antecipadas para que se corra com a direita do poder, se mande esses incompetentes para casa, se limpe a máquina do Estado da chusma de boys que lá puseram a chupar o tutano aos portugueses e a desmantelar tudo que representasse riqueza, a favor dos privados.

Rua com eles!

Eleições antecipadas, já!
ELEIÇÕES ANTECIPADAS JÁ!

Ninguém sabe o que é que o Senhor Presidente da República vai decidir agora que se consuma a vergonhosa e cobarde «fuga» de Durão Barroso para Bruxelas.

Lendo os jornais, ouvindo a rádio e as televisões, fica-nos essa certeza, mesmo no que aos partidos políticos e aos analistas políticos diz respeito: de facto ninguém sabe o que vai acontecer, agora que Durão Barroso, baseando-se nos votos que o legitimaram no poder como primeiro-ministro de Portugal, resolve que vai abandonar esta piolheira borrifando-se do alto da sua irresponsabilidade e indiferença para os compromissos que assumiu em campanha eleitoral mentirosa e deixando o país financeiramente de tanga, com o Serviço Nacional de Saúde de pantanas e com o maior nível de desemprego dos últimos 15 anos.

Mas também deixando o seu próprio partido, o PSD, numa convulsão interna indescritível, em que chispam facas por todo o lado e se tenta abater hoje, com o maior cinismo e sangue frio, o amigo indefectível de ontem.

A vítima maior em perspectiva dentro do PSD é Manuela Ferreira Leite, «a dama de ferro» - lembram-se?, foi até há poucos dias bajulada e enaltecida por todas as tendências internas do PSD - a quem o troglodita da Madeira não hesitou um só segundo em chamar, ontem, «essa senhora».

Lá do norte tem-se pronunciado, com aquela voz de embalador de bebés e aquela boquinha de sopra-velas, Luís Filipe Meneses, que não vê a hora de tramar Rui Rio, apoiando o inculto e incompetente Santana na sua tentativa de aquecer a almofada da cadeira de primeiro-ministro.

Ninguém parece ligar peva ao Presidente da República que continua como que incógnito tendo emitido apenas, até agora, um pequeno bocejo de admiração por estarem a ignorá-lo de forma tão ostensiva.

O PS, o maior partido da oposição, a quem competiria vir à liça fustigar severamente este fujão da Silva que se chama Durão Barroso, também se remeteu ao silêncio mais anémico que se poderia imaginar tendo emitido apenas uma curta declaração, lida sem qualquer convicção por um porta-voz secundário e sem carisma, com vozinha de quem pede desculpas por estar a incomodar, em que se fala sem qualquer entusiasmo em eleições antecipadas.

Entretanto, na rua a contestação vai crescendo exigindo eleições antecipadas e tentando impedir qualquer solução palaciana que passe ao lado da vontade polpular.

Se por um lado deve-se impedir a todo o custo que qualquer camarilha do PSD cozinhe à sua vontade uma solução governativa para esta crise, por outro lado deve-se fazer tudo para acordar o PS e dizer-lhe que não estamos aqui para pactuar com "timings" que convenham a esta ou àquela tendência interna desse partido, a este ou àquele barão que viu as contas saírem-lhe furadas pela fuga precipitada de Barrsoso, e que é hora de agir com determinação e visibilidade nacional congregando vontades para que a esquerda tome conta do Governo do país em eleições antecipadas em que este povo, enganado e vilipendiado pela coligação de direita PP/PSD, escolherá livremente quem quer para primeiro-ministro.

Manifeste hoje, às 19 horas, frente ao palácio de Belém, em Lisboa, exigindo eleições antecipadas.

Seja um cidadão activo pois que disso depende muito o rumo da política neste Portugal que temos.

domingo, junho 27, 2004

UM MOMENTO SÓ, FAXAVOR

Só um momento, Senhor Presidente Jorge Sampaio.

Aguarde até terça-feira para convocar eleições antecipadas.

Sabe, é que minha filha mais nova vai recensear-se na próxima segunda-feira e gostaria muito de também poder votar para derrubar a direita incompetente, trambiqueira e desacreditada que detém hoje as rédeas do poder.

Obrigado antecipadamente, Senhor Presidente.
VAI OU NÃO VAI FUGIR DO PAÍS?

Foi interessante "telespectar" hoje o programa da SIC Notícias, Quadratura do Círculo.

Pude constatar que tanto Pacheco Pereira, como Lobo Xavier e José Magalhães foram unânimes em vaticinar uma recusa de Durão Barroso ao convite para ser Presidente da Comissão Europeia, no que usaram os mais diversos argumentos, sendo um dos mais importantes o de que Durão não deixaria o Governo no meio de uma legislatura sem ter executado cabalmente nenhum dos seus desígnios eleitorais;

E que a aceitar o convite («envenenado», no dizer de JPP) ele estaria a protagonizar uma fuga esfarrapada aos sarilhos que o Governo de coligação enfrenta (criou, digo eu) no país e que lhe compete resolver.

Pois bem: o homem ainda não botou "faladura".

Estejamos atentos.

Vamos lá ver se terá coragem para ficar a (des)governar o país e enfrentar o eleitorado que o cilindrará nas próximas eleições, ou se protagonizará a mais cobarde e irresponsável fuga política que alguma vez se viu num país civilizado.

sexta-feira, junho 25, 2004

AO MENOS LISBOA GANHA ALGUMA COISA

Quando se pensava que o País tinha politicamente batido no fundo, ao ser governado pelo pior Governo desde o 25 de Abril de 1974, eis que ainda se prepara para descer mais fundo:

É que, ao que se diz, o inculto Santana Lopes, o tal dos concertos para violino de Chopin, prepara-se para ser primeiro-ministro pois se configura a fuga de Durão Barroso para Bruxelas depois da grande banhada eleitoral que apanhou ainda há bem poucos dias.

Nós estamos desapontados com o facto. Porque o que queríamos era mesmo esmagar o homem nas autárquicas e nas legislativas; "fazê-lo em postas de ciré" (em pitadas de rapé, em crioulo de Cabo Verde) antes de o mandar para casa tomar conta dos netos.

Mas assim não. Assim não dá gozo nenhum. O homem não dá luta e toca de fugir enquanto é tempo de se esconder e ignorar o descalabro que trouxe ao país com a política de restrição e de desemprego; de desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e de privatização de tudo que pudesse render alguma coisa e servisse os interesses dos privados que hoje comandam os destinos deste país e o conduzem à mais vil miséria e ao mais desgraçado futuro.

Fica a esperança de que ainda restem forças para reconstruir Portugal quando os eleitores tiverem a oportunidade de, com os seus votos, cilindrar Santana Lopes e devolver o poder à oposição.

Para já, com a saída do inculto e demagogo Santana da edilidade lisboeta, é Lisboa que ganha e vê surgir algumas oportunidades de poder ser governada por alguém com mais gabarito e competência.

Do mal o menos.
TRAGAM A CAMISA DE FORÇAS!

Esta é a maior obscenidade lida até hoje na blogosfera portuguesa.

Faltam adjectivos para qualificar cabalmente esta opinião de Pacheco Pereira.

E nem sequer dizer que ele passou-se ou está doido chega para justificar tamanha insensatez de ideias.

Já dizia o outro que desde que viu um porco andar de bicicleta passou a acreditar que tudo era possível.

E é. Tudo é possível.

Como se pode defender que as torturas de Abu Grahib deveriam ser silenciadas e que nunca as imagens divulgadas deveriam ter visto a luz do dia?

E ainda por cima: tudo em nome da Democracia.

A abjecção desta ideia é gritante e total.

E vinda de onde vem é um grande choque para muita gente.

quinta-feira, junho 24, 2004

A BLASFÉMIA DO DIA

Esta manhã a Antena 2 da RDP deixou-nos saber que um jornal britânico terá escrito: «Rooney is a genius like Mozart».

Pois é!.. e nós que pensávamos que a música erudita tinha algum valor estético. Pelo menos.

quarta-feira, junho 23, 2004

AULA DE PORTUGUÊS

Porque é que se tem dito e escrito, por tudo quanto é imprensa, rádio e televisão, a respeito do Euro 2004, que esta ou aquela selecção passou aos "quartos de final"

e que esta ou aquela pode ir às "meias-finais"?

Se se diz "quartos de final", correcto será dizer "meias de final"

e se se diz "meias-finais", será correcto dizer "quartos-finais"

Salmoura diz e escreve, porque lhe parece ser isso correcto:

Quartos-finais

e

Meias-finais

Guarde-se o "de" para quando for preciso.
NO REINO DA DINAMARCA

Salmoura ia escrever uma grande posta sobre o assunto, mas achou que mais vale estar calado do que ser processado pela Polícia, pelo Estado ou pelo Instituto de Medicina Legal.

Salmoura apenas reproduz aqui a notícia que vem nos média e que o Barnabé respiga com alguma perplexidade:

A autópsia ao cadáver do miúdo de 16 anos, que morreu 48 horas depois de ter sido espancado pela polícia, não estabeleceu nenhuma relação entre o espancamento e a morte desse miúdo.

Tudo bem: não há relação entre uma coisa e outra.

Mas porque não se diz de que é que morreu o José Carlos (assim se chamava o miúdo) ?

É proibido saber-se?

Aos 16 anos morre-se assim - sem mais?

terça-feira, junho 22, 2004

TOMA PACHECO

Com aquela sua boca granítica que martela e tritura as palavras como se as quisesse destruir para sempre enquanto as usa, Telmo Correia, deputado do grupo parlamentar do CDS, veio hoje dizer ao PSD que quem perdeu votos nas últimas eleições foi este partido e não o CDS, e que se o CDS tivesse concorrido sozinho teria na mesma mantido os dois deputados europeus que já tinha.

Esta é uma resposta clara a todos aqueles que no PSD exigem o fim da coligação por acharem que o CDS liderado pelo Paulo Postas da Moderna já nada mais vale e só serve para atrapalhar e fazer perder eleições; é uma resposta clara a Pacheco Pereira que escreveu no Abrupto que a perda dos dois deputados funcionava «como um ácido no PSD».
VENENO DE RATO

Se comeu algo que lhe caiu mal ou se ficou empanturrado depois de uma barrigada inesperada (por descuido, bulimia ou gulodice) e deseja ver-se livre desse mal-estar mas não consegue vomitar (o melhor remédio para essas situações - vá por mim! - muito melhor que qualquer medicamento) então tome este xarope que vai ver como o vómito chega depressa: chega em jorro caudaloso de uma pasta verde como no filme "O Exorcista".


Este xarope
é fabricado com a supervisão do farmacêutico Vasco Rato, segundo uma velha receita desencantada dos baús do Estado Novo.
JMF EM PLENA ÉPOCA BALNEAR

José Manuel Fernandes abandonou por alguns dias o seu afã de pregar a sapiência e bondade do Senhor George W. Bush; esqueceu por um pouco o seu querido Iraque, "gloriosa e justamente ocupado", e começou a fazer "construções na areia".

Note-se que mesmo fazendo essas "construções na areia" lá vai servindo (pateticamente) os seus senhores.

domingo, junho 20, 2004

SALMOURA TREINADOR

Salmoura acabou de falar, ao telefone, agora mesmo, com Luís Filipe Scolari tendo ouvido dele o seguinte:

«Meu amigo. Quero agradecer a sua inestimável colaboração. Fiz todas as modificações que você sugeriu na sua posta intitulada "Eu Treinador me Confesso" e deu certo. Portugal ganhou à Espanha e qualificou-se para os quartos-finais do campeonato da Europa graças também a si. O senhor é parte integrante desta vitória de Portugal sobre a Espanha. Dou-lhe um abraço».
CÍRCULO QUADRADO SEM ESQUERDA

Seguindo este conselho de JPP no Abrupto, Salmoura não perdeu pitada do último programa Quadratura do Círculo do canal televisivo SIC Notícias.

Depois de "espectado" o referido programa, Salmoura endereçou o seguinte e-mail ao coordenador do mesmo, Carlos Andrade:

«Meu caro Dr. Carlos Andrade:

Seguindo o apelo de José Pacheco Pereira no blogue Abrupto, não perdi um único segundo da última edição do programa Quadratura do Círculo.

Nessa emissão ficou claro (há-de concordar) que a Direita coligada (dou-lhe honras de maiúsculas) não se sente confortável na coligação derrotada nas urnas por 66% dos votos contra 33%, e que, por sua vez, o Partido Socialista se sente fortalecido e legitimado para governar Portugal "logo que possível" (e ainda bem).

Mas ficou também claro que no programa Quadratura do Círculo, quer se queira quer não: só estão representados o PSD+CDS e o PS.

Estando, por outro lado, segregado o resto da Esquerda que já não é tão "resto" quanto isso.

É mais que certo, no entender de muitos portugueses com espírito crítico, que há, hoje por hoje, nesse programa, uma segregação inaceitável do Bloco de Esquerda.

Se Quadratura do Círculo quer de facto reflectir, com isenção, a maior parte da realidade política portuguesa, então não há mais lugar a que o Bloco de Esquerda (força política em nítida ascensão eleitoral no país) continue e ser ignorado na sua existência.

Dou de barato que os residentes do programa, Lobo Xavier, Pacheco Pereira e José Magalhães, tenham sido "recrutados" segundo critérios de competência e qualidades intelectuais e políticas e não pela pertença aos partidos que representam.

Mas, hoje por hoje, eles são, como se pôde constatar nesta última emissão da Quadratura do Círculo (e também nas outras), únicos e verdadeiros representantes dos seus partidos, não tendo havido (e não havendo mesmo) hipótese alguma de se ouvir nesse programa a voz do eleitorado português que vota no Bloco de Esquerda.

Desculpe, mas, no meu entender (e por certo no entender de muitos leitores com quem correspondo por e-mail), a Quadratura do Círculo é hoje um programa coxo que só terá a ganhar com a inclusão de um "opinante" próximo das posições do Bloco de Esquerda no seu painel de convidados.

Desculpe qualquer coisinha.»
"FORÇA PORTUGAL"

PUXEM COM FORÇA, PORTUGUESES


(Durão amigo, o povo está contigo)

Com a devida vénia reproduzimos este último cartoon do sempre genial António, publicado no último número do Expresso.

sexta-feira, junho 18, 2004

A VERDADEIRA "TANGA" É ESTA

Há um ano que Salmoura vem pregando a necessidade de dar luta ao Governo para impedir o desmantelamento massivo do Serviço Nacional de Saúde.

Aos poucos as instituições a quem cabia diagnosticar este problema a tempo e horas - e não tardiamente como tem acontecido (mas mais vale tarde que nunca) - foram acordando e agora é o "aqui d'el rei que a casa vem abaixo".

«O presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Leão, acusou hoje o ministro da Saúde, Luís Filipe Pereira, de estar a destruir o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Numa conferência de imprensa convocada para anunciar que não vai ser candidato a bastonário da OM, Miguel Leão acusou Luís Filipe Pereira de estar a destruir o SNS à revelia do programa de Governo do PSD. "Acho que o ministro da Saúde é muito competente no que está a fazer. É competente quando está a destruir o SNS", afirmou Miguel Leão.»


Longe de pretender apenas fazer eco desta notícia do Público, o que Salmoura pretende mesmo é alertar mais uma vez os leitores para a necessidade que há em que todos nós combatamos este autêntico crime maquiavelicamente programado e cinicamente executado que vai fazer com que mais tarde não haja Saúde, primeiro para os mais pobres e os mais desfavorecidos, e depois para a própria classe média - classe média abandonada por quem está no poder pois que o poder foi tomado pelos representantes do grande capital. E o grande capital, como todos sabemos, não tem a mínima sensibilidade social: quando investe ou empresta 1 vai logo buscar 5 ou 6 em contrapartida deixando o país exaurido de recursos e positivamente "de tanga".

O combate ao Governo só pode ser um: é não ceder um milímetro nas diferentes formas de luta que tenham por objectivo derrubá-lo legal e democraticamente.

Nas urnas eles não voltarão a passar.

quinta-feira, junho 17, 2004

A VERGONHA MOE - E MATA

Longe vão já os tempos em que os blogues da direita, baseando-se no conteúdo da blogosfera portuguesa, se vangloriavam de finalmente haver provas de que a direita também tinha muitos intelectuais que defendem as suas causas e de dominarem, até, a blogosfera onde não se vislumbrava presença significativa da esquerda e vaticinavam longa vida e domínio a si próprios.

Foi questão de pouco tempo.

Menos de um ano passado sobre esse tempo glorioso em que a direita julgou dominar a blogosfera portuguesa, eis que a debandada geral se instalou ficando apenas os blogues da esquerda num terreno onde os resquícios bloguísticos da direita tendem a caber nos dedos de uma só mão.

Até o Abrupto - que surgira tão gordo e caudaloso, tão exuberantemente exócrino e multifacetado, tão prolífico e intelectualmente diversificado - mirrou de um dia para o outro e hoje não é mais que uma agenda, um bloco-notas do seu autor e o simulacro de um magazine cultural com olhos piscos anunciando uma inesperada sonolência, ou mesmo letargia, reveladora de profundo esgotamento.

Tem-se até a sensação de que a direita portuguesa acordou para a blogosfera com a ascensão de George Bush ao poder, e cresceu eufórica com os rompantes desbragados de exibição pistoleira do cowboy americano, cujo poder bélico o próprio terá julgado definitivo - final mesmo -, estando agora essa mesma direita (os blogues da direita) a definhar galopantemente mimando o falso herói que a enganou com a perigosa farsa montada à volta das fantasmagóricas armas de destruição massiva e da inexistente ligação entre Saddam Hussein e a AlQaeda.

Até parece que os blogues da direita estão a definhar assolados pela vergonha de tanto terem argumentado em defesa de uma das maiores mentiras da História dos nossos dias.

Chega a apetecer, por uma única vez só que seja, dar-lhes a mão para que se levantem e lutem pois a esquerda não quer ficar sozinha aqui na blogosfera.

A esquerda quer continuar a ter à sua frente alguém em quem bater de vez em quando pois de contrário isto perderá a graça toda.

Levantem-se, oh nossos inimigos de estimação! Não deixem que Vasco Rato desvirtue a vossa fé e a vossa religião.

- Força Portugal! (Quem foi que disse isto?).

terça-feira, junho 15, 2004

XENOFOBIA FIGUEIRAL

O cabo-verdiano da selecção sueca, Henrique Larsson, fez ontem uma jogatana de se lhe tirar o chapéu tendo marcado dois golos fabulosos e feito a assistência para o quinto golo da Suécia contra a Bulgária.

Na selecção francesa, a "armada africana" (nada mais nada menos que oito elementos colloreds) aguentou o ímpeto dos ingleses tendo o argelino, Zizou (Zinedine Zidane), levado os ingleses ao tapete bem no fim do último round do combate.

Na selecção portuguesa, Figo não quer a presença do brasileiro Deco por este ser um estrangeiro naturalizado português.

Figo acha que a selecção portuguesa deve ser de raça pura e ter lá apenas minhotos. Isto admitindo que os minhotos descendem de Viriato por gemeliparidade.

Jorge Andrade e Miguel serão, portanto, dois minhotos acidentados: caíram por descuido na panela de chocolate, na cozinha da selecção portuguesa.

Se Figo existisse, no tempo do fantástico Eusébio, exigiria por certo que o "Partera Negra" fosse mandado subir para as árvores em Moçambique e abstivesse de espalhar a sua inegável e inesquecível classe futebolística pelos relvados europeus e mundiais.

Que raio de figueira terá dado este Figo apodrecido?

P.S. Consta que o partido do xenófobo Paulo Portas aguarda a inscrição de Figo como militante.

domingo, junho 13, 2004

HOJE A ESQUERDA ESTÁ EM FESTA, PÁ!
FICO CONTENTE
BATEU VIOLENTAMENTE A DIREITA NO PAÍS



(Até os comemos vivos)

Hoje a direita, no seu total, obteve o seu pior resultado de sempre em eleições no Portugal democrático.

Hoje a esquerda, no seu total, obteve o seu melhor resultado de sempre em eleições no Portugal democrático.

Dois terços dos portugueses votantes (66%) escolheram a esquerda.

Apenas um terço dos portugueses votantes (33%) escolheu a direita.

Nunca antes se tinha visto nada assim.

Nunca antes se tinha verificado tamanha derrota eleitoral neste país.

Aqueles que foram para o poder para desmantelar o Serviço Nacional de Saúde perderam.

Aqueles que foram para o poder para aumentar o desemprego perderam.

Aqueles que foram para o poder apoiar a guerra baseada na mentira perderam.

Aqueles que mentiram, pois foram para o poder fazer precisamente o contrário do que tinham prometido em campanha eleitoral, perderam.

José Maria Aznar já tinha ido para casa, em Espanha.

Tony Blair já está na calha, no Reino Unido, onde foi severamente derrotado esta semana.

Jorge Bush há-de ir para casa em Novembro próximo.

E Durão Barroso será corrido do poder nas próximas eleições legislativas.

Para fechar, só mais esta: Salmoura contribuiu, com o seu voto, em Lisboa, para eleger Miguel Portas ao Parlamento Europeu.

A esquerda está de parabéns.
O VOTO É QUE MAIS ORDENA

Salmoura já votou.

E você, já o fez também?

Sendo proibido dizer agora, em jeito de propaganda política, em que partido é que Salmoura votou (grande novidade seria, não?), aguardemos então pelas 19:00h para conferir convosco os resultados destas eleições.

Até logo, amigos!
SEM COMENTÁRIOS

Da crónica de Frei Bento Domingues, hoje, no Público, roubo uma fatia - uma citação da Conferência Episcopal Portuguesa - que reflecte a opinião dos bispos portugueses sobre o fenómeno "futebol".

«A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) não anda distraída. Publicou, no ano passado, uma Nota Pastoral sobre "O Desporto ao serviço da construção da pessoa e do encontro dos povos".

Para os bispos portugueses, o futebol deixou de ser um "jogo" para se tornar numa indústria. Perdeu o seu sentido lúdico e humanizante para se tornar numa competição de atletas pagos a preço de ouro, que oferecem um espectáculo de alto valor comercial, muitas vezes despido de alma e de sentimentos. O futebol deixa de ser um veículo de valores que unem as pessoas e geram comunidade, tornando-se um factor de divisão, de ódio, de ruptura, de fractura social e de violência.

A CEP não é nada simpática com as sociedades anónimas desportivas, regidas por interesses comerciais, por critérios de rentabilidade económica, pelo espírito de lucro. Não esquece o fenómeno das claques, o consumo de substâncias proibidas para melhorar o desempenho dos atletas, nem a corrupção e a politização do futebol.»
EU TREINADOR ME CONFESSO

Todos nós, "treinadores de bancada", vimos claramente onde errou Luís Filipe Scolari:

Fernando Couto, Rui Jorge, Rui Costa e Simão (logo quatro jogadores - quatro) não têm lugar na equipa inicial.

Mas jogaram.

Jogaram nos lugares de Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Deco e Cristiano Ronaldo, respectivamente.

Seguiu telegrama para a Federação Portuguesa de Futebol a dar a linha e a táctica para o jogo da próxima quarta-feira contra os russos. Veremos se somos ouvidos.
DO OITENTA PARA O QUARENTA

Todo o país estava ontem mais que nunca "no oitenta" com a sua selecção: eram bandeiras com pagodes chineses espalhadas por todo o território pátrio; eram cachecóis e bonés glorificando as cores nacionais por tudo quanto era pescoço e cabeça; eram coiratos e sardinhas assadas a dar c'um pau; era a alegria antecipada da vitória certa e logo por números expressivos: 2-0, 3-0, 5-0.

Não se fazia a coisa por menos.

E foi o que se viu: uma exibição pífia da selecção nacional portuguesa, com os gregos a afinfarem-nos logo uma bola aos seis minutos da primeira parte, repetindo a dose aos sete minutos da segunda parte, para virem a sofrer o "golo de honra" português já nos descontos finais.

Todo o mundo ficou agora no "quarenta". Não se sabe se a caminho do "oito" ou, de novo, para o "oitenta". O futuro o dirá.
A LÓGICA DA BATATA

Sabemos de há muito que no mundo do futebol se cose com outras linhas. Daí que não tenhamos ficado muito espantados quando ouvimos um repórter dizer na rádio que a selecção francesa está em vantagem sobre a inglesa porque há dez jogadores franceses que jogam na Grã Bretanha e que por isso conhecem muito bem os seus adversários.

Pareceria claro que pelo facto desses jogadores franceses jogarem na Grã Bretanha isso levaria a que os ingleses os conhecessem muitíssimo bem tirando daí vantagens óbvias sobre a selecção francesa. Mas não. No futebol é tudo muito diferente do nosso mundo: se eu for a tua casa eu fico a conhecer-te, mas tu não ficas a conhecer-me, percebeste?

sexta-feira, junho 11, 2004

TUDO BEM - TUDO NUMA BOA

As televisões, revelando mais uma vez as suas enormes preocupações em contribuir para uma cada vez melhor imagem do país, entrevistaram hoje lautamente «o pai do Euro 2004» - Carlos Cruz de seu nome.

Fizeram bem. Fizeram mesmo muito bem em entrevistá-lo.

Ao trazer para a ribalta, na véspera da inauguração deste Campeonato Europeu de Futebol, o mais mediático arguido do processo de pedofilia "Casa Pia", as televisões vieram dar à festa que se vem fazendo à roda do Euro 2004, aquele cunho bem português que tanta falta estava fazendo: o de demonstrar que se o CDS/PP tem o Paulo Portas e o Avelino Ferreira Torres; se o PSD tem Isaltino Morais e tem o major Valentim Loureiro; se o PS tem Fátima Felgueiras e Abílio Curto; a organização do Euro 2004 também tem a sua ovelha negra - Carlos Cruz de seu nome - para não deixar que o país fique mal perante a estranja.

Era o ficas!
MAU PRESSÁGIO

O Partido Trabalhista Britânico passa hoje, após a votação nas eleições locais, do primeiro para o terceiro lugar nas escolhas dos eleitores britânicos. Tony Blair começa a pagar com língua de palmo o apoio cego, canino e incondicional a George W. Bush.

«I have never voted for any party but Labour, but on this occassion I voted against Labour. This was not a protest vote. I will not vote for them again so long as Blair is their leader. As far as I am concerned Blair is not a Socialist, he is a Tory with a Red Tie on.»
Linsey Simmons, Crawley

Esta é a opinião de um cidadão britânico sobre o presidente do partido em que ele sempre votara. Atentem bem na razão fundamental por que ele diz não continuar a votar no Partido Trabalhista Britânico.

Não é só por cá, portanto, que temos políticos de topo a fazerem precisamente o contrário do que diz a doutrina que deveria inspirar os seus partidos e precisamente o contrário do que prometeram nos programas das campanhas em que foram eleitos para mandar.

Depois de José Maria Aznar, em Espanha, está a chegar a vez de Tony Blair ir para casa.

Em Novembro Bush seguir-lhes-á a pisada

e então só faltará Durão Barroso cujo destino está nas nossas mãos

para que os protagonistas da "cimeira da mentira", dos Açores, sejam todos corridos do poder.

quinta-feira, junho 10, 2004

NÃO SE PODE MUDAR DE POVO

De povo que pouco ligava aos símbolos nacionais, hoje o povo português, seguindo, aliás, a sua natural e conhecidíssima tendência de passar do oito para o oitenta (e vice-versa), transformou-se de um momento para o outro e perdeu-se de amores pela bandeira nacional que podemos ver agora desfraldada ao vento por tudo quanto é sítio propício à fixação da dita: telhados e janelas das casas; janelas, tejadilhos, portas e bagageiras dos automóveis; montras de casas comerciais; parapeitos e varandas dos prédios. Não há um único sítio que não esteja ornamentado com uma bandeira portuguesa.

Salmoura acha bem que assim seja: trata-se, como já se disse, de uma reacção natural deste povo ao chamamento ao dever patriótico de apoiar a selecção nacional de futebol.

Não têm razão aqueles que acham que se deveria abster-se de tamanho espectáculo de amor patriótico. Porque este povo é mesmo assim. Agora é a vez do oitenta. Virá depois, de novo, a vez do oito. Naturalmente.

Não se pode mudar de povo, pois não?

P.S. Salmoura pôde constatar que muitas bandeiras que se diz terem sido confeccionadas na China apresentam pagodes chineses em lugar dos castelos amarelos que fazem parte da bandeira portuguesa. Alguém terá escrito que se tratou da «vingança do chinês». E é bem capaz de ser verdade. Porque quem viveu, como Salmoura viveu, alguns anos na China, e conhece bem a minúcia que o chinês coloca no trabalho, só pode concluir que os castelos foram consciente e propositadamente mandados substituir por pagodes chineses por alguém que tinha intenção deliberada de determinar essa alteração. Nenhum desenhador chinês deixaria de copiar rigorosamente os castelos da bandeira portuguesa caso lhe dessem para a mão um exemplar genuíno da mesma.

quarta-feira, junho 09, 2004

EXIGE-SE RESPEITO E CONTENÇÃO À DIREITA

Muitas vezes em desacordo com opiniões de Carlos Magno, tiro-lhe hoje o chapéu por ele, perante a morte dramática de Sousa Franco, ter tido a coragem e a lucidez de nos vir dizer que apesar do dramatismo e da brutalidade dessa morte, o mínimo que se exige agora à direita que indignamente o apelidou, ainda há pouquíssimos dias, de «pai do défice», de «periquito» e de «blasfemo», é que se abstenha de vir agora dizer precisamente o contrário disso; de vir elogiar Sousa Franco, chamar-lhe grande estadista, eminente universitário e coisas que tais.

Já que não houve dignidade, ao menos que haja decoro!

domingo, junho 06, 2004

TEORIA DA RELATIVIDADE

Comemora-se hoje o 60º aniversário do desembarque Aliado na Normandia.

Enquanto a Sky News, a CNN e A Euro News, por exemplo, transmitiam, em directo, de França, as cerimónias comemorativas desta data importante para Liberdade e a Democracia, os canais televisivos portugueses ofereciam-nos as xaropadas domingueiras (e quotidianas) do costume.

Mas logo à noite teremos o direito de ver, nos telejornais nacionais, uma reportagem extensa que relata em pormenor como vive um rapazinho aleijado e atrasado mental, que habita uma caverna imunda nas encostas escarpadas de S. João da Pesqueira, onde, convivendo com ratos, baratas e formigas, toma conta, há dez anos, da avó entrevada que foi expulsa de casa pelo próprio filho quando este resolveu casar-se e achou que a casa era pequena para a mãe e o rapazito que entretanto criava.

É a célebre teoria da Einstein aplicada à cultura jornalística de diversos países, em contraponto com a cultura jornalística portuguesa.
ESTE HOMEM AINDA CHEGA AO IRAQUE

Segundo noticia o Diário de Notícias de sexta-feira passada,

"O Conselho de Redacção (CR) do Público demitiu-se ontem em bloco, após o director do jornal, José Manuel Fernandes, se ter recusado a reunir-se com aquele órgão.

Na origem desta tomada de posição está uma notícia do jornalista João Ramos de Almeida, relativa à situação fiscal de Manuela Ferreira Leite. A direcção retirou a notícia da edição de sexta-feira do jornal, o que levou à demissão da editora de Nacional, Ana Sá Lopes. A jornalista não reconsiderou essa decisão.

O CR acusou a direcção de ter praticado um acto de censura e reafirmou, num comunicado de ontem, que a notícia deve ser publicada.

O caso levou a uma primeira tomada de posição, sexta-feira, do CR e dos jornalistas da secção de Nacional. Sábado, foi a vez de o director enviar um comunicado à redacção, reivindicando o direito da direcção de retirar peças do jornal.

José Manuel Fernandes recusou-se a receber, ontem, o CR , alegando que este tomou posição sobre o caso sem ouvir o director, que é membro, por inerência, do CR.

José Manuel Fernandes recusou-se a comentar o caso, tal como os membros do CR. As eleições para o órgão representativo da redacção foram convocadas para dia 16."

Confirme aqui a notícia.

sábado, junho 05, 2004

INAUGURAÇÃO DOURADA

Durão Barroso, ao lado do major do assobio dourado, perdão, do "apito dourado", inaugurou hoje um troço de 3,5 Km do Metro do Porto, sob um coro de assobios de manifestantes descontentes com a política do Governo.

Este acontecimento é o augúrio de uma boa votação, no próximo dia 13, na coligação dourada, CDS/PSD (primeiro quem conduz a política/depois quem é conduzido), pelo que a satisfação que grassa no PSD deve ser enorme.

Fica sempre bem ver um Primeiro Ministro ao lado de um homem indiciado de uma batelada de crimes. Desde que esse homem pertença ao mesmo partido que o Primeiro Ministro.

quinta-feira, junho 03, 2004

A PAZ DELES É DIFERENTE

Ou Quando a paz significa assassínios indiscriminados, terrorismo de Estado e tentativa de extermínio de um povo.

«Yasser Arafat é um problema e um obstáculo à paz», considerou esta quinta-feira o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.
TRISTE SINA

Um cidadão enganado pela Sociedade Euro 2004, que lhe vendeu, pela Internet, um bilhete para um lugar atrás de uma das balizas, para o Portugal Rússia, assinalado no site dos promotores e vendido como sendo um bilhete de primeira categoria (pelo preço de um bilhete de primeira categoria) a que corresponderia uma localização na bancada central, queixou-se à Sociedade Euro 2004 pedindo que reparassem o erro e recebeu como resposta que «no Estádio da Luz um lugar atrás da baliza é tão bom como um lugar na bancada central, pois que - não se riam agora, por favor - as bancadas das cabeceiras do estádio estão equipadas com bons materiais e dotadas de cadeiras muito boas».

Isso quererá talvez dizer que se enviassem ao dito comprador um bilhete para ele se sentar numa confortável poltrona, poderiam muito bem mandar colocar a poltrona no quintal da casa do Senhor Gilberto Madaíl (presidente da Federação Portuguesa de Futebol) que o comprador não teria nada que reclamar.

Se fosse num país civilizado, onde as regras de mercado têm fiscalização rigorosa para impedir que chicos-espertos deste calibre andem a enganar impunemente os incautos, obrigariam a Sociedade Euro 2004: ou a devolver o dinheiro pago pela fraude, ou a trocar o bilhete por um que correspondesse ao lugar publicitado na Internet.

Mas como estamos na "piolheira" o enganado vai comer e calar.

quarta-feira, junho 02, 2004

O RIDÍCULO NÃO MATA, MAS...

A "história", vinda hoje a público, da necessidade do estabelecimento de quotas de alunos do sexo masculino para os cursos de Medicina é uma daquelas ideias peregrinas e disparatadas que de vez em quando costumam surgir quando a sociedade está em crise e a tonteira sobe à cabeça de certos iluminados.

Nos anos setenta, no tempo em que havia muito poucas cirurgiãs, havia um professor de cirurgia da Faculdade de Medicina de Lisboa que dizia abertamente a quem o quisesse ouvir que «tinha a certeza absoluta que se desse as mesmas condições de trabalho e de aprendizagem a um homem e a uma mulher, no final do treinamento obteria um bom cirurgião e uma cirurgiã medíocre a modesta».

Nada de mais errado!

A prática veio desmentir isso rotundamente:

Há hoje muitos homens que não são grandes espingardas a operar e há muitas mulheres que dominam as técnicas cirúrgicas com perfeita segurança e qualidade.

Não é por aí, portanto, que o gato vai às filhoses.

Que a Ortopedia é uma especialidade que exige força física; que a Neurocirurgia exige por vezes grande capacidade de resistência ao cansaço; que a Urologia possa não interessar muito às mulheres, apenas por preconceitos que, felizmente, cada vez mais estão-se a perder;

lá isso é verdade e as razões acima apontadas têm "destinado" estas especialidade mais aos homens do que às mulheres.

Mas pegar nessas razões e misturá-las com argumentos falaciosos como o que é atribuído pelo Público ao Bastonário da Ordem dos Médicos que terá dito que «a maternidade afasta as mulheres do serviço e tira-lhes alguma da capacidade de doação à profissão»

para com isso reservar vagas especiais para homens nas faculdades de Medicina, é uma aberração que não se pode deixar passar em claro.

Os homens devem competir em pé de igualdade com as mulheres se quiserem entrar nos cursos de Medicina. Se as mulheres, como terá dito ao Público o Bastonário, «têm mais juízo e estudam mais do que os rapazes» isto é um facto que deve ser levado seriamente em conta para lhes atribuir os lugares que elas merecem pelo seu trabalho. Mais nada!

Porque senão então o melhor é pedirmos às mulheres: por favor, estudem um pouco menos para que possamos ter médicos do sexo masculino.

Isto é ridículo.
DASIBAO RESSUSCITADO

De vez em quando, ao ler um jornal, sucede-me isto: estou a ler o texto de um cronista com algum nome e verifico que o mesmo (texto) não passa de uma bodega de todo o tamanho que já nem nos blogues se usa.

Quem quiser dar-se ao trabalho de ir até ao Diário Digital vai certamente ficar desiludido com a crónica que Clara Ferreira Alves assina aqui numa das páginas de dito diário.

Eu sei que todos nós temos dias melhores e outros piores, mas, caramba - um jornal é um jornal e um blogue é um blogue. Não confundamos as coisas. E Clara Ferreira Alves é escritora e é profissional da Comunicação Social. Tem, por isso, responsabilidades enormes quando escreve. E não se lhe admite que venha pr'aqui fazer um jornal de parede (os famosos dasibao da China de Mao Zedong e da Revolução Cultural Chinesa) dos tempos idos da Faculdade de Direito.

Mais respeitinho para com os leitores é o que se lhe pede. Ou será que já apanhou o vírus do Senhor Luís Delgado e agora só lhe vai dar para escrever disparates?
NÃO PODEMOS FICAR CALADOS

Referir-se aos defeitos físicos de alguém como argumento de combate político ou de qualquer outro cariz, pensando com isso ganhar ao adversário ao pretender assim diminui-lo na sua valia como ser vivo

e pensar que com isso se passa a mensagem de que «se alguém é fisicamente diminuído (porque tem um defeito físico) então também é politicamente diminuído»;

é uma atitude que raia o mais baixo que se pode encontrar na espécie humana e que configura a expressão inequívoca de uma prática nazi que só parece satisfazer-se completamente com uma "Solução Final" qualquer que leve ao extermínio do adversário só porque ele sofre de uma deficiência.

As declarações de certas figuras da direita, que à falta de argumentos políticos válidos que convençam os eleitores, se referem a defeitos físicos de Sousa Franco, inscrevem-se inequivocamente nesse tipo de práticas e terão inevitavelmente a devida resposta nas urnas.

É que não há coisa que toque mais um ser humano do que as referências abjectas que sobre outro (qualquer) se possam fazer, baseadas em deficiências genéticas, congénitas ou traumáticas de que esse outro ser humano seja portador.

Pode pensar a direita, como aliás sempre pensou e pensa, que o povo é burro e insensível e que só percebe de futebol;

no dia 13 de Junho vai ter mais uma lição que por certo não aprenderá.

P.S. Não há ninguém que não tenha na sua família um ou outro elemento com deficiência - isso toca a todos. Só os desmiolados da direita é que não dão por isso porque o que lhes ocupa o espírito é o seu umbigo e o dinheiro por que salivam continuamente.

No dia 13 conversaremos!

terça-feira, junho 01, 2004

«NASCIDA A 1 DE JUNHO»

Muito obrigado, Maria Mar, do blogue Sulparati, por me ter chamado a atenção pela passagem, hoje, de mais um aniversário do nascimento de Marylin Monroe. Muito obrigado pelos ««3 poetas - 3 poemas à «MAIS BELA MULHER DO MUNDO»» - da autoria de Rui Belo, Montserrat Alvarez e Ernesto Cardenal - que tão amavelmente me enviou.

Aproveito a parte final do poema de Ernesto Cardenal «Oração para Marylin Monroe» para oferecer aos leitores que partilham com Salmoura a admiração da diva eterna.


«Acharam-na morta em sua cama com a mão ao telefone
E os detectives não souberam a quem ia chamar.
Foi
como alguém que discou o número da única voz amiga
e ouve apenas a voz de uma gravação dizendo: WRONG NUMBER
Ou como alguém que ferido pelos gangsters
estende a mão para um telefone desligado.
Senhor
quem quer que tenha sido a quem ela chamava
e não chamou (talvez ninguém
ou era Alguém cujo número não se encontra na Lista de Los Angeles)
atende Tu ao telefone.»